Wolff: "O motor da Mercedes é legal. Talvez os outros estejam procurando desculpas!"
Mercedes lança o W17: entusiasmo, motor sob escrutínio, e Toto Wolff dispara contra rivais — o jogo já começou.
Hoje, a Mercedes apresentou oficialmente o W17 ao mundo. Após o shakedown em Silverstone e os testes em Barcelona, a equipe de Brackley revelou o carro completo em uma apresentação online, com comentários de Toto Wolff, Andrea Kimi Antonelli, George Russell e até mesmo do terceiro piloto, Fred Vesti. Também houve declarações daqueles que terão impacto significativo neste carro: os responsáveis pelo chassi, pela unidade de potência e pelo combustível. Durante a apresentação e as conversas com a imprensa convidada, o chefe da equipe aproveitou para abordar imediatamente um dos temas mais comentados do inverno: o motor.
Desafio empolgante, mas ainda é cedo para avaliar os valores na pista
Com sua habilidade de comunicação característica, Toto Wolff estabeleceu metas ambiciosas, mas manteve as expectativas sob controle, ciente de que ainda não tinha a confiança necessária para estar no topo.
“Esta é a pausa mais curta de todos os tempos, e praticamente não paramos.”"As equipes viajarão em breve para o Bahrein, onde acontecerá a segunda das três sessões de testes programadas antes do Grande Prêmio inaugural em Melbourne. “Estamos curiosos para ver o desempenho dos carros. Tenho certeza de que ainda não vimos nada dos nossos concorrentes. Ninguém ficou sem combustível em Barcelona. Todos tiveram seus pequenos problemas, então é difícil ter uma ideia do desempenho real na pista neste momento.”
Toto Wolff descreve as mudanças pelas quais a Fórmula 1 está passando como monumentais, em termos de chassi, aerodinâmica, unidades de potência, combustíveis e até mesmo estilos de pilotagem. O chefe da equipe cita o DRS, que mudará a forma como os pilotos abordam as ultrapassagens na pista. “Será mais como um jogo de xadrez, com decisões estratégicas sobre quando usar a potência para tentar ultrapassar”, um aspecto que o austríaco acredita que atrairá até mesmo os fãs mais jovens.
Sobre os preparativos para o W17, Toto Wolff revelou que toda a equipe está entusiasmada e ansiosa para ver se os esforços feitos serão suficientes para retornar ao caminho das vitórias. Um pequeno grupo de trabalho chamado Navy Seal Team tem trabalhado no carro anterior, enquanto todos os outros se concentraram imediatamente nos regulamentos de 2026 para estarem o mais preparados possível.
“Veremos se nosso carro será rápido o suficiente para vencer corridas ou campeonatos, mas é um começo positivo.”
Tema da Unidade de Potência – Toto Wolff defende a Mercedes e ataca seus rivais: o Campeonato Mundial começou!
Os testes em Barcelona não são indicativos de desempenho, e o foco era:
“Nã “acumular quilometragem, dar voltas e entender a confiabilidade das novas unidades de potência, bem como de todos os novos sistemas do carro”.
O motor tem sido um tema quente neste inverno e continuará sendo, considerando as reuniões agendadas entre agora e o início do campeonato mundial. Nikolas Tombazis foi claro: as discussões estão em andamento, mas o assunto será concluído antes do início da temporada, para evitar qualquer controvérsia.
Hoje, Toto Wolff também expressou sua convicção:
"Nossa Unidade de Potência está dentro da lei. Houve discussões com a FIA, não apenas sobre a taxa de compressão, e elas sempre foram positivas. Todo o resto é besteira!"
O típico Toto Wolff, como se costuma dizer. Ele rebate as acusações e não hesita em atacar, chutando a bola “para o campo adversário”, demonstrando a confiança e a bravata que frequentemente caracterizam a marca anglo-alemã.
“Não entendo por que algumas equipes se concentram mais nos outros do que em si mesmas, em um assunto tão claro e transparente. Os regulamentos são muito claros sobre o que é permitido e o que não é, quais são os procedimentos padrão para os motores. Portanto, não vejo sentido em reuniões secretas, cartas secretas ou inventar novas maneiras de testar motores. Tentamos minimizar as distrações e nos concentrar apenas em nós mesmos, porque tudo está bastante claro!”
Falando à imprensa, Toto Wolff não poupou críticas aos seus rivais que, como se sabe, têm solicitado repetidamente esclarecimentos à FIA sobre o assunto. “Todos devem fazer o seu melhor, mas não é assim que faríamos, especialmente quando já foi dito repetidamente que tudo está claro e dentro da lei. No entanto, se alguém quiser se envolver nessas coisas e se distrair, que o faça.” Talvez alguns estejam apenas dando desculpas antes mesmo de começar.
Este artigo é uma parceria entre Parabólica e AutoRacer; você pode conferir o artigo original em italiano clicando aqui.