Hamilton redescobriu o prazer de pilotar com os carros da F1 2026
Hamilton encerra testes em Barcelona com melhor tempo e confiança renovada na Ferrari, mirando evolução no Bahrein com otimismo.
L
ewis Hamilton finalizou os cinco dias de testes em Barcelona, registrando o melhor tempo de toda a sessão de shakedown nos minutos finais da tarde de sexta-feira. Com um total de 206 voltas no Ferrari SF-26, o britânico demonstrou a excelente confiabilidade do novo carro da Scuderia. Além disso, o heptacampeão mundial parece estar muito mais satisfeito com a nova geração de carros que destronou os antigos carros de efeito solo. Em resumo, é um início revitalizado que permite à equipe olhar com otimismo para a próxima etapa no Bahrein, quando a primeira sessão de testes de inverno de 2026 acontece em 11 de fevereiro.
Hamilton redescobre seu senso de pertencimento com a nova geração de carros.
Um dos pontos mais interessantes levantados por Hamilton em seus comentários ao final do shakedown diz respeito ao comportamento dinâmico do novo carro, que parece se adequar melhor ao seu estilo de pilotagem do que as versões anteriores com efeito solo: “Esta geração do carro é, na verdade, um pouco mais divertida de pilotar. Ele sobrevira, derrapa e desliza, mas é um pouco mais fácil de controlar e eu diria que definitivamente mais prazeroso.”
O piloto da Ferrari acrescentou: “Eu diria que é definitivamente mais divertido, mas certamente temos trabalho a fazer para melhorar, obviamente, como todos os outros. E, em termos de compreensão do carro e do seu equilíbrio, temos muito menos downforce do que nos anos anteriores.”
O balanço da equipe e a mentalidade vencedora.
Além de suas performances na pista, Hamilton fez questão de ressaltar o impacto emocional e técnico do trabalho realizado em Maranello, destacando um clima de confiança que parece permear todos os departamentos da Scuderia: “Acho que tivemos ótimas reuniões de avaliação. Todos estão muito focados. Sinto a mentalidade vencedora em cada membro da equipe, mais do que nunca. E isso é positivo. Todos estão positivos e incrivelmente entusiasmados. Não nos iludimos; não achamos que estamos prontos ainda. Sabemos que ainda há trabalho a fazer.”
No Bahrein, as equipes apresentarão carros com desenvolvimento mais avançado, mas também enfrentarão temperaturas muito mais altas do que as de Barcelona em janeiro e, o mais importante, a estreia dos novos combustíveis sintéticos. Hamilton sabe que o que vimos até agora é apenas o começo, embora um começo encorajador: “Analisando a quilometragem que percorremos nos últimos dois dias, isso se deve ao excelente trabalho de todos na fábrica, pelo qual sou muito grato. Não tivemos nenhum tempo de inatividade, o que certamente poderá acontecer nas próximas semanas, mas, fora isso, foram dias muito sólidos"
Este artigo é uma parceria entre Parabólica e AutoRacer; você pode conferir o artigo original em italiano clicando aqui.