F1: Lando Norris é o mais rápido no TL1 do GP do Azerbaijão
Lando Norris dominou o primeiro treino livre em Baku, seguido de Oscar Piastri e Charles Leclerc
O primeiro treino livre do Grande Prêmio do Azerbaijão, realizado na manhã desta sexta-feira (19) em Baku, foi marcado por uma longa interrupção e pouca atividade em pista, comparado a uma sessão sem maiores problemas. O TL1 começou movimentado, mas logo houveram incidentes que comprometeram o andamento dos trabalhos das equipes.
Logo nos primeiros minutos a bandeira amarela foi acionada após Gabriel Bortoleto rodar. Pouco tempo depois, aos 15 minutos, um problema incomum provocou a interrupção mais longa da atividade: parte da borracha de proteção de uma das zebras se soltou após Carlos Sainz passar pela área. A direção de prova acionou a bandeira vermelha para reparar a área.
Mesmo após os reparos serem, aparentemente, resolvidos, a sessão ficou sob bandeira amarela novamente, prolongando o tempo sem ação na pista. Com isso, os carros permaneceram nos boxes, o que limitou as simulações. A pista só foi de fato liberada a 20 minutos do fim.
Lando Norris liderava antes da interrupção e continuou no topo da tabela quando a pista foi liberada, melhorando seu próprio ritmo a cada volta. Norris marcou a melhor volta, cravando 1min42s704, seguido de Oscar Piastri, apenas 0.22s mais lento e com Charles Leclerc fechando o top-3.