F1 2026: Audi destaca aprendizados no primeiro dia de testes em Barcelona, apesar de contratempos
O brasileiro Gabriel Bortoleto e o Chefe da equipe, Jonathan Wheatley comentaram o primeiro dia de testes
A Audi avaliou de forma positiva o primeiro dia do shakedown da Fórmula 1 em Barcelona, mesmo após ter sua atividade em pista limitada por um problema técnico. Gabriel Bortoleto afirmou que a equipe saiu da abertura dos testes com “muitos aprendizados”, em um momento importante para o novo projeto da marca alemã na categoria.
O brasileiro explicou que a manhã foi produtiva, com algumas voltas e testes iniciais, antes de um contratempo interromper o programa. Segundo ele, esse tipo de situação é comum em testes e é justamente o motivo de existirem os testes, principalmente numa mudança tão significativa no regulamento de motores e aerodinâmico. Apesar do tempo reduzido em pista, Bortoleto destacou o valor do primeiro contato com o novo carro. Ele ressaltou que o feedback inicial já ajuda a equipe a identificar áreas que precisam evoluir, especialmente por se tratar de um projeto completamente novo.
O chefe de equipe, Jonathan Wheatley, também celebrou o momento histórico da Audi na Fórmula 1 e explicou que a interrupção foi preventiva. Com apenas três dias permitidos de atividade ao longo do shakedown, o dirigente destacou que fatores como clima e logística serão decisivos para definir quando a equipe voltará à pista.