PUBLICIDADE

Cem Bölükbaşı acerta com Charouz e vira primeiro piloto da F1 Esports a chegar na F2

Desta forma, Cem Bölükbaşı é o primeiro nome a participar da competição de eSports da Fórmula 1 que consegue alcançar este nível de competição

12 jan 2022 08h56
ver comentários
Publicidade
Cem Bölükbaşı pela Toro Rosso em 2019 na F1 Esports
Cem Bölükbaşı pela Toro Rosso em 2019 na F1 Esports
Foto: Red Bull Content Pool/Getty Images / Grande Prêmio

AS NOVIDADES DA F1 2022: O QUE ESPERAR DE ALBON E ZHOU?

O grid da temporada 2022 da Fórmula 2 ganhou um novo nome na manhã desta quarta-feira (12): Cem Bölükbaşı. O piloto turco, que completa 24 anos de idade em algumas semanas, assinou contrato para defender a Charouz ao longo do campeonato deste ano e se tornou marco histórico: é o primeiro atleta que chega neste nível do esporte a motor após passar pela competição de eSports da Fórmula 1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Bölükbaşı guiou desde pequeno, inicialmente no motocross e passou anos competindo de kart na Turquia e outras partes da Europa antes de se especializar nos eSports. Em 2017, quando a Fórmula 1 criou a F1 Esports, seu campeonato virtual oficial, o piloto já estava nos quadros e foi quinto colocado no campeonato. Voltou a disputar partes das temporadas de 2018 e 2019, essa última pela Toro Rosso.

A intenção de Bölükbaşı depois disso era focar em pistas reais, algo que começou a fazer na GT4 Europeia. A pandemia atrasou os planos e fez com que disputasse o campeonato inaugural de eSports da Renault, em 2020, e fosse campeão. Em 2021, voltou a disputar a GT4 Euro, além da European Le Mans Series na classe LMP3 e dos monopostos da F3 Asiática e da Euroformula, onde terminou na nona e quinta colocações, respectivamente. Foram duas vitórias na Euroformula, inclusive, pela Van Amersfoot.

Cem Bölükbaşı assinou com a Charouz e vai disputar a F2 em 2022 (Foto: Fórmula 2)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram

Hamilton com futuro em xeque? História de vida e até curso online indicam 'fico' na F1

A mesma Van Amersfoot promoveu Bölükbaşı a testar em Abu Dhabi, após o fim da temporada, em dezembro. Mas foi com a tcheca Charouz que o turco fechou.

"Quero agradecer a Charouz pela confiança em mim. Farei meu melhor para honrar isso. É óbvio que não posso esperar para entrar no carro para testar, especialmente depois do primeiro gosto que eu tive no ano passado. É o mais próximo da F1 que existe, e estou determinado a dar 110% para aprender como controlar tudo no carro e provar meu potencial como piloto", afirmou o jovem.

"Será um desafio animador e uma nova experiência para ele, mas já mostrou que tem capacidade de aprender rapidamente e conquistar bons resultados nas categorias-satélite mais próximas da F1 e mais difíceis", elogiou Antonin Charouz, dono da equipe.

Outro piloto que participou da temporada inaugural da F1 Esports e esteve na escadaria da F1 foi o brasileiro Igor Fraga, mas que acabou disputando somente uma parte da temporada 2020 da Fórmula 3 com a própria Charouz. Mas a situação da equipe estava complicada, e a participação acabou rendendo pouco.

A temporada 2022 da Fórmula 2 começa no mesmo fim de semana da F1: dias 18-20 de março, no Bahrein.

OS PILOTOS QUE METERAM BEDELHO ONDE NÃO FORAM CHAMADOS

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade