PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Penske revela falha em amortecedor de Newgarden e admite preocupação: "Mistério"

Josef Newgarden sofreu forte acidente enquanto liderava em Iowa, e Penske detectou uma quebra no amortecedor traseiro de seu carro. No entanto, a equipe ainda não compreende como a falha ocorreu

27 jul 2022 - 09h45
(atualizado às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Josef Newgarden no muro em Iowa
Josef Newgarden no muro em Iowa
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

PALOU SEGUE FIRME NA INDY 2022 APESAR DE DRAMA GANASSI x McLAREN

Josef Newgarden sofreu um acidente assustador na curva 4 do Iowa Speedway durante a disputa da última etapa da Indy, no final de semana — e pelas imagens da transmissão, foi possível ver certa quantidade de fumaça saindo da traseira do carro da Penske antes do impacto, no mesmo momento em que a roda dianteira direita perdeu contato com o solo. Após a prova, a equipe conseguiu determinar qual foi a peça que falhou no carro do americano — mas não por qual motivo.

"Acho que é tudo uma questão de ponto de vista — a falha foi no amortecedor direito traseiro", revelou o presidente da Penske, Tim Cindric, ao portal Racer. "Aquele lado do carro nem mesmo bateu na parede", afirmou.

Newgarden liderava, mas viu segunda vitória do final de semana escorrer em questão de segundos (Foto: Reprodução / IndyCar)

"Metade de mim deseja que tenha sido algo que você pode dizer: 'isso nunca vai acontecer de novo, porque algo estava solto. Ou isso, ou aquilo'", avaliou. "Ou talvez tenha sido uma parte antiga que quebrou. Mas estou com pensamentos mistos, porque não há nada que você possa dizer que poderíamos ter feito diferente", lamentou.

Muito além da batida em si, a preocupação da Penske passou a ser o motivo do acidente, que ainda não foi identificado. Na visão de Cindric, não saber o que pode ter causado a quebra da peça no carro de Newgarden é a parte mais preocupante da situação — bem mais do que se fosse por um erro do piloto.

"E não é uma parte complicada: nós corremos com o mesmo design por muito tempo. O design não mudou com a parte que falhou", disse. "E a peça estava bem, dentro das limitações de quilometragem que determinamos. Então, enviamos a um especialista para entendermos o que aconteceu e temos metalúrgicos olhando isso. Não tinha nenhuma rachadura que se propagou de outro acidente. Então, a razão é desconhecida. Ainda é um mistério", finalizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com a batida enquanto liderava a menos de 70 voltas do fim, Newgarden perdeu a oportunidade de assumir a ponta da Indy e ficou na terceira colocação, atrás do líder Marcus Ericsson, da Ganassi, e de Will Power, seu companheiro de equipe. Em batalha acirrada pelo título da categoria, Scott Dixon e Pato O'Ward completam o top-5 da classificação neste momento.

A parada seguinte da Indy será no GP de Indianápolis 2, que está marcado para acontecer no dia 30 de julho.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade