PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Helio Castroneves e a perspectiva de um novo começo

Ao anunciar que virá sócio de time e pilotará somente a Indy 500 na Indycar, Helio Castroneves começa uma nova fase em sua carreira

14 ago 2023 - 13h16
Compartilhar
Exibir comentários
Helio Castroneves comemorando sua 4ª vitória em Indianápolis. Agora, uma nova fase começa
Helio Castroneves comemorando sua 4ª vitória em Indianápolis. Agora, uma nova fase começa
Foto: IMS.com / Divulgação

Neste fim de semana, uma importante página foi escrita para o automobilismo norte-americano e mundial: Helio Castroneves anunciou que passa a ser sócio da Meyer Shank Racing e só correrá as 500 Milhas de Indianápolis em 2024 na IndyCar, buscando a sua quinta vitória na prova.

Depois de tantos anos ininterruptamente, Castroneves deixa a categoria que ajudou a projetar e se projetar de modo integral. Como ele mesmo quis deixar claro, não significa que a aposentadoria: a Meyer Shank tem o programa do IMSA, que exige menos do que a IndyCar e tantas outras janelas que aparecem (a brazuca Stock Car foi citada neste bolo).

Infelizmente, por muitos anos, a cultura de automobilismo brasileira foi voltada para que os Estados Unidos não tinham corridas boas, que só sabiam virar para a esquerda, um lugar para onde pilotos em fim de carreira iria e outras coisas menos citadas.

Após perseguir o sonho da F1, Helio foi para os EUA, com uma ótima bagagem. E aos poucos foi montando todo seu legado. Castro Neves se tornou Castroneves para ajudar e até dançarino na TV foi (e vencendo ainda!) e cada vez um brasileiro americanizado. Mas que mesmo assim, nunca esqueceu suas raízes de Ribeirão Preto.

Vencer 4 vezes a Indy 500 é uma tarefa que poucos conseguem e somente por isso já valem muitas lantejoulas. Mas mostrar competência pilotando diversos tipos de carro e ainda com resiliência em relação aos fatos fora e dentro da pista (a sabotagem e a armação argentina no Sul-Americano de F3 em 1993, o caso de julgamento de impostos) ajudaram a forjar este personagem, que ainda terá o devido reconhecimento do público.

Tenhamos agora o prazer de ver esta nova fase de Helio Castroneves e aproveitar suas atividades em pista. É sempre tempo de ver um dos grandes em ação e reconhecer seus feitos em plena atividade, mesmo citado carinhosamente como “Helinho”.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade