Andretti releva "erros de novato" e espera Kirkwood "muito forte" na Indy 2023
Michael Andretti, chefe da Andretti, minimizou os erros de Kyle Kirkwood em seu ano de estreia na Foyt e revelou que o americano já criou um forte vínculo com seu novo engenheiro
Depois de uma temporada extremamente decepcionante na Indy 2022, a Andretti chega com mudanças para 2023. A equipe perdeu seu piloto melhor colocado no ano passado, Alexander Rossi, para a McLaren, e trouxe o jovem Kyle Kirkwood, que já havia corrido pela equipe na Indy Lights, da Foyt. Kirkwood teve muitas dificuldades em seu ano de estreia na categoria, mas Michael Andretti não está preocupado com isso e acredita no potencial do americano.
"Nós assistimos e monitoramos isso", disse Andretti em entrevista à revista americana Racer. "Se você o assistisse em um fim de semana de corrida, ele normalmente estava entre os 10 primeiros e com uma equipe que estava tendo dificuldades de algumas maneiras, então não achei que era ruim. Ele talvez tenha se forçado a cometer alguns erros tentando carregar um carro que provavelmente não deveria estar naquela posição. Acho que, para nós, foi realmente muito bom. Ele cometeu muitos erros de novato com o carro de outra equipe", contou.
Relacionadas
Para a próxima temporada, a equipe contará com duas novas duplas de piloto-engenheiro, já que Devlin DeFrancesco trabalhará com Ron Barhorst. Kirkwood já vem realizando trabalhos de simulador com Jeremy Milles, seu novo estrategista, e Michael revelou que os dois têm se dado bem durante a intertemporada.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"E espero que isso trague experiência para este ano. Jeremy, que vai trabalhar com ele, está muito feliz com ele com todo o trabalho (de simulação) que eles estão fazendo. Eles realmente se deram bem. Eles acham que vão ser muito fortes", afirmou o chefe da Andretti.
O time terá apenas Colton Herta como piloto com vitória na Indy em 2023. Romain Grosjean precisa ser mais consistente, enquanto DeFrancesco e Kirkwood ainda são incógnitas. Após dois anos sem conseguir brigar por título e vendo a McLaren assumir seu posto no top-3 da categoria ao lado de Penske e Ganassi, a Andretti conduziu uma reavaliação interna e espera conseguir se reerguer nesta temporada.
"Estou muito animado. Tivemos uma ótima intertemporada - realmente analisamos a nós mesmos e a todas as nossas fraquezas. Pit stops por exemplo, estamos trabalhando bastante nisso e sentimos que será muito melhor. Mas também há muitas outras coisas que descobrimos que achamos que serão muito importantes para nós, tecnicamente. Tanto nas ovais como nos circuitos mistos. Então mal podemos esperar para fazer este primeiro teste para ver como algumas dessas coisas vão funcionar", contou Michael.
A Indy realiza os testes de pré-temporada nesta semana entre os dias 2 e 3 de fevereiro, em Palm Springs, na Califórnia. A abertura da temporada de 2023 está marcada para o dia 5 de março, com o GP de St. Pete, nas ruas da Flórida.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.