Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Investigação coloca em risco patrocínio estatal para pilotos da Venezuela

19 out 2013 - 14h47
(atualizado às 14h50)
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias Associated Press, a Venezuela congelou provisoriamente os patrocínios estatais a pilotos que competem no automobilismo e no motociclismo internacional enquanto investigam um escândalo de corrupção.

Como o câmbio do bolívar (moeda local) é fixo, os venezuelanos dependem de uma agência estatal chamada Cadivi para obter moedas internacionais. Dólares, porém, se tornaram raros no país, que enfrenta uma alta taxa de inflação – o que transforma o dinheiro americano em produto bastante cotado no mercado negro.

<p>Ausente em última etapa da Fórmula Indy em 2013, em Fontana, EJ Viso é um dos pilotos patrocinados pela PDVSA; competidor se disse favorável à investigação em seu país</p>
Ausente em última etapa da Fórmula Indy em 2013, em Fontana, EJ Viso é um dos pilotos patrocinados pela PDVSA; competidor se disse favorável à investigação em seu país
Foto: Getty Images

De acordo com declarações na sexta-feira de Miguel Rodriguez, ministro da justiça do país, alguns dos atletas obtiveram verbas superfaturadas para competir. Já a ministra do esporte, Alejandra Benitez, afirmou à imprensa local na quinta-feira que investigações na distribuição do Cadivi apontou que um piloto (cujo nome não foi revelado) conseguiu US$ 66 milhões de patrocínio.

Segundo ela, 98% do orçamento para competições internacionais vai para o automobilismo e para o motociclismo. Benitez ainda afirmou que sua assinatura foi falsificada em pelo menos 60 autorizações de patrocínios no Cadivi.

Entre os pilotos patrocinados por fundos estatais, quem enfrenta a situação mais controversa é EJ Viso, piloto da equipe Andretti na Fórmula Indy. Viso não disputará a etapa de Fontana, que encerra a temporada da categoria neste final de semana, alegando estar doente.

<p>Nomes como Pastor Maldonado (foto), Samin Gomez e Roberto La Rocca e também competem pela Venezuela no automobilismo mundial</p>
Nomes como Pastor Maldonado (foto), Samin Gomez e Roberto La Rocca e também competem pela Venezuela no automobilismo mundial
Foto: Getty Images

À Associated Press, o piloto não comentou as investigações na Venezuela. No entanto, ao jornal El Nacional, o competidor da Andretti – patrocinado majoritariamente pelas petrolíferas PDVSA, da Venezuela, e Citgo, dos Estados Unidos – se disse favorável à investigação.

Entre os pilotos da Venezuela no automobilismo, o principal nome da atualidade é Pastor Maldonado, que corre pela Williams na Fórmula 1 e também é patrocinado pela PDVSA. Nomes como Samin Gomez (GP3) e Roberto La Rocca (Fórmula 3 europeia) também competem pela Venezuela no automobilismo mundial.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade