Stock Car: Barrichello critica direção de prova após caos na chuva
Piloto questiona decisão da CBA de reverter cronometragem na bandeira vermelha, prejudicando quem parou nos boxes antes da interrupção
A corrida Sprint da Super Final da Stock Car, disputada neste sábado (13) em Interlagos, foi marcada por instabilidade climática e controvérsia quanto aos procedimentos de direção de prova. Após um acidente múltiplo causar uma bandeira vermelha, o piloto Rubens Barrichello criticou publicamente a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O veterano contestou a decisão de reverter a classificação para a volta anterior à interrupção, o que prejudicou os competidores que, estrategicamente, haviam realizado a troca para pneus de chuva na primeira volta da janela, duas antes da paralização.
A polêmica teve início quando a chuva atingiu o autódromo paulistano. Antecipando-se à piora das condições, pilotos como Barrichello e Gaetano Di Mauro optaram por realizar a parada obrigatória imediatamente. No entanto, o incidente envolvendo Daniel Serra, Hélio Castroneves e Marcos Regadas, que aquaplanaram e colidiram no muro de entrada dos boxes, forçou a direção de prova a acionar a bandeira vermelha na volta seguinte a maioria dos pilotos realizarem suas paradas.
Ao seguir o regulamento padrão para interrupções, a cronometragem oficial retomou a ordem de classificação da volta anterior a bandeira vermelha. Na prática, isso beneficiou os pilotos que permaneceram na pista com pneus de pista seca por mais uma volta e pararam na volta em que foi acionada a bandeira vermelha. Por outro lado, competidores que já haviam cumprido o pit stop na primeira volta da janela perderam suas posições de pista, sendo realocados para o fundo do pelotão na relargada, sem que a vantagem estratégica da parada efetuada fosse considerada na ordem de relargada.
Em entrevista durante a transmissão, Barrichello classificou a confederação como "despreparada" e apontou inconsistência nas decisões. "Na minha opinião, são estratégias no pânico porque houve um acidente. Com o Safety Car, poderíamos ter dado uma volta a mais", afirmou o piloto da Full Time. Ele argumentou que a reversão da volta criou um cenário desportivo desigual, onde ele e Di Mauro, postulante ao título, foram forçados a relargar atrás de carros que ainda precisariam parar ou que estavam com pneus inadequados.
"Eu paro na minha decisão de fazer o pit stop. O Gaetano, que está disputando o campeonato, para na decisão de fazer o pit stop. E a direção me coloca para largar em vigésimo? É sem sentido", declarou Barrichello, que não completou a prova insatisfeito com a decisão. O piloto ainda ressaltou que a situação prejudicou diretamente a disputa pelo campeonato, classificando o episódio como uma "vergonha" para a organização da categoria.