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Stock Car: Há 20 anos Giuliano Losacco superava Cacá Bueno em campeonato emocionante

Disputa acirrada entre Losacco e Cacá Bueno marcou a temporada histórica, decidida nos detalhes em Interlagos em 2005

13 dez 2025 - 11h07
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Giuliano Losacco e Cacá Bueno durante a corrida de Curitiba em 2005
Giuliano Losacco e Cacá Bueno durante a corrida de Curitiba em 2005
Foto: Acervo Stock Car

Em 27 de novembro de 2005, diante de 35 mil torcedores no Autódromo de Interlagos, Giuliano Losacco conquistou o bicampeonato da Stock Car Brasil, superando Cacá Bueno por apenas 11 pontos (166 a 155) em uma das edições mais equilibradas da história da categoria. 

Marcada pela estreia dos carros multimarcas Chevrolet Astra e Mitsubishi Lancer, a 27ª temporada, disputada em 12 rodadas duplas entre maio e novembro, revolucionou o regulamento com motores V8 aspirados de 450 cv, chassi tubular em aço de alta resistência, suspensão independente nas quatro rodas e ênfase em aerodinâmica para equilíbrio em pistas como Interlagos, Curitiba e a inédita Buenos Aires. 

Cacá Bueno, pela Petrobras-Action Power no Chevrolet Astra, dominou o início com quatro vitórias brilhantes: pole e triunfo na abertura em Interlagos, Curitiba, Santa Cruz do Sul e Brasília, liderando com folga até a 9ª etapa em Tarumã (20/11), onde poderia ter sido campeão matematicamente com um top-5. Porém um pit stop lento por superaquecimento e problemas de tração o rebaixaram a 10º lugar (marcando apenas 6 pontos), permitindo que Losacco, da Medley-A. Mattheis também no Astra, somasse 10 pontos em 5º e encostasse a 14 pontos de desvantagem. 

A virada explosiva veio na 1ª rodada internacional válida por pontos da história da categoria, em 30 de outubro, no técnico Autódromo Oscar y Juan Gálvez em Buenos Aires na Argentina, com 40 carros sob sol escaldante: Losacco venceu com ultrapassagens precisas somando 25 pontos cruciais, enquanto Cacá abandonou por falha mecânica no motor (zerando na pontuação), invertendo a liderança pela primeira vez.

Após Buenos Aires, a disputa entre Cacá Bueno e Giuliano Losacco virou um duelo épico de nervos: na 11ª etapa em Jacarepaguá, Losacco venceu com setup perfeito em piso molhado, enquanto Cacá terminou em 13º , chegando à Super Final com Losacco à frente por 14 pontos (141 a 127).

Na decisão em Interlagos, sob olhos de 35 mil fãs, Cacá largou da pole com volta recorde na época de 1min43s5, liderando as primeiras voltas com agressividade, mas um safety car na volta 15 mudou tudo. Optando por estratégia conservadora com pit para combustível, Cacá caiu para 4º, pressionado diretamente por Losacco, que gerenciou pneus e motor impecavelmente para terminar em 3º lugar, somando o suficiente para o título com 166 pontos totais contra 155 de Bueno. A margem final de 11 pontos veio da consistência absoluta de Losacco, enquanto Bueno pagou caro pelos abandonos chave em momentos decisivos.

Com sete vencedores diferentes, poles variadas e paridade técnica da era multimarcas, a temporada de 2005 destacou a regularidade de Losacco, aos 32 anos, sobre o brilho ofensivo de Bueno que viria a ser campeão pela primeira de cinco vezes na temporada seguinte

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