Fórmula E: Montadoras realizam novos testes do GEN4 na Espanha
A Porsche obteve o melhor tempo entre as cinco montadoras presentes nos testes do modelo que será utilizado a partir da próxima temporada.
Um segundo teste privado das montadoras para o GEN4 da Fórmula E foi realizado no circuito da Andaluzia, na Espanha. Cinco montadoras participaram dos testes: Jaguar, Porsche, Stellantis, Lola e Nissan. Algumas configurações do modelo original foram alteradas ao final do ano passado, uma vez que a FIA queria um downforce maior no modelo.
Das características modificadas do modelo original do GEN4, o carro testado na última semana estava com a asa traseira maior e a asa dianteira de um novo modelo. Mas a principal mudança foi os testes dos pneus Bridgestone, uma vez que eles se tornarão o fornecedor principal de pneus da categoria após a saída da Hankook.
Os pilotos presentes no teste foram Pascal Wehrlein e Nico Mueller (Porsche), Nick Cassidy, Theo Pourchaire e André Lotterer (Stellantis), Sebastien Buemi e Stoffel Vandoorne (Jaguar), Lucas di Grassi e Zane Maloney (Lola), Sam Bird e Benoit Treluyer (Nissan).
Como apresentado pelo site The Race, o carro da Stellantis apresentou problemas no primeiro dia de testes, o que fez com que Cassidy perdesse uma das sessões do dia. O piloto, que estará presente nas 24 Horas de Daytona no próximo fim de semana, completou apenas a sessão da manhã do primeiro dia. Nos dias seguintes, Lotterer e Pourchaire ficaram responsáveis pelo carro da montadora.
Com 210 voltas realizadas, a Porsche teve o tempo mais rápido de 1:47:873. A Jaguar, com 130 voltas, teve o segundo melhor tempo, de 1:49:322, seguida pela Stellantis (223 voltas), que ficou apenas 0.06s de distância da montadora britânica. Em quarto lugar, a Lola teve seu melhor tempo de 1:49:529. Por último, a Nissan teve o melhor tempo de 1:49:692.
O próximo teste será realizado no final do mês de maio, ainda sem local definido, mas com a presença da Mahindra confirmada. A montadora indiana não participou dos dois primeiros testes, uma vez que eles tiveram um atraso de entrega de documentos para a oficialização da marca como montadora principal da categoria.
Ainda é cedo para afirmar que houve alguma melhoria geral de performance se comparado com o modelo atual (GEN3 Evo), uma vez que cada montadora trouxe melhorias diferentes, mas acredita-se que os próximos testes irão decretar a forma, a velocidade e a performance dos carros no geral.