Produtos eróticos são aposta pra faturar no Dia dos Namorados
Pequenas e médias empresas venderam 59% a mais em 2021 no período ante o ano anterior
O Dia dos Namorados está chegando. O domingo será de muitos presentes, o que significa uma ótima oportunidade para pequenas e médias empresas, especialmente para aquelas que possuem um e-commerce.
Segundo a Nuvemshop, nas semanas que antecedem o Dia dos Namorados o faturamento das vendas online das PMEs por meio do e-commerce cresceu 237% em 2020 e 59% em 2021. Além disso, o total de produtos vendidos subiu de 1,9 milhões em 2020 para 2,5 milhões em 2021.
Diante desse quadro, um segmento se destaca: o de produtos eróticos. É nisso que investe forte nesta época do ano a Egalité, pequena empresa criada pela gaúcha Luana Lumertz e por sua mãe, Zélia Peters, em 2012. O foco eram as próprias amigas delas, que tinham receio de entrar em um sex shop ou mesmo de falar sobre sexo.
“Dentro de casa o assunto era mais naturalizado e queríamos ajudar outras mulheres a desconstruir esse tabu. Por isso, decidimos abrir um e-commerce de produtos eróticos, para trazer mais igualdade para o prazer feminino”, conta Luana.
A loja online das gaúchas tem faturamento anual de 2 milhões de reais e teve um crescimento de 340% nos últimos dois anos.
“Com a pandemia, mais pessoas começaram a falar sobre o assunto, principalmente com seus parceiros. Além dos casais, muitas mulheres solteiras passaram a querer experimentar os produtos e a se conhecer melhor”, comenta Luana. “Nosso ticket médio aumenta 100% no Dia dos Namorados, chegando a R$ 500 por compra.”
Dia dos Namorados é o Natal do e-commerce
Quem também comemora os resultados dessa época do ano é Daniel Ferreira, proprietário da loja virtual Amor de Luxo, de Brasília. Segundo ele, o Papai Noel de seu empreendimento chega no Dia dos Namorados.
“O período do Dia dos Namorados é o nosso Natal. A partir do final de maio as vendas online alavancam e as buscas por nossos produtos aumentam”, diz Daniel. “O ticket médio durante a data especial para os casais aumenta e há disponibilidade de produtos para todo o Brasil com frete gratuito a partir de determinado valor de compra.”
A aposta em produtos eróticos conta com a comodidade de fazer uma compra online, o que atrai especialmente os mais tímidos ― e rende dividendos às PMEs que investem no e-commerce.
“O crescimento das vendas online das lojas de produtos eróticos mostram que o e-commerce se tornou uma oportunidade de alto faturamento para segmentos, que antes encontravam desafios nas lojas físicas”, explica Luiz Natal, especialista em e-commerce e gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop. “Aliar uma boa plataforma online com estratégias de divulgação consistentes e uma logística eficaz é a chave para muitos tabus serem quebrados no varejo.”