Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Petróleo cai na semana com redução de conflitos globais e temores com excesso de oferta

17 out 2025 - 17h17
Compartilhar
Exibir comentários

Os preços do petróleo obtiveram pequenos ganhos nesta sexta-feira, mas fecharam com uma perda semanal de quase 3%, depois que a Agência Internacional de Energia (IEA) previu um excesso crescente e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente russo, Vladimir Putin, concordaram em se reunir novamente para discutir a Ucrânia.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam a US$61,29 por barril, com alta de 0,38%. Os contratos futuros do West Texas Intermediate dos EUA (WTI) fecharam a US$57,54 por barril, com alta de 0,14%.

Trump e Putin concordaram nesta quinta-feira com outra cúpula sobre a guerra na Ucrânia, a ser realizada nas próximas duas semanas na Hungria.

Isso se soma a um acordo de cessar-fogo que encerra, pelo menos temporariamente, os combates em Gaza entre Israel e o Hamas.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy estava indo para a Casa Branca nesta sexta-feira para pressionar por mais apoio militar, incluindo mísseis Tomahawk de longo alcance fabricados nos EUA, enquanto Washington pressionava a Índia e a China a pararem de comprar petróleo russo.

"Tivemos o acordo de paz único em uma geração no Oriente Médio, o Irã foi neutralizado e agora a Ucrânia; uma quantidade sem precedentes de risco saiu do mercado", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group.

A queda desta semana também se deveu em parte ao aumento das tensões comerciais entre os EUA e a China, o que aumentou as preocupações com a desaceleração econômica e a redução da demanda de energia.

"Isso simplesmente destrói a confiança", disse Jorge Montepeque, diretor administrativo do Onyx Capital Group, que espera que a economia dos EUA seja rapidamente afetada.

Nesta sexta-feira, um incêndio ocorrido durante a noite na refinaria Whiting, Indiana, da BP, deverá afetar apenas o mercado do Meio-Oeste, disse Flynn.

Patrick DeHaan, chefe de análise de petróleo da GasBuddy, disse que o mercado ao redor dos Grandes Lagos deve aumentar.

"Os preços spot da gasolina nos Grandes Lagos aumentaram devido ao incêndio na refinaria da BP durante a noite, o que pode levar os preços a subir em breve", publicou DeHaan no X. "Por enquanto, os preços no atacado apontam para um aumento de cerca de 20 centavos por galão."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade