PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Paraíso para todos os públicos

Com paisagens belíssimas, cultura fascinante e um povo extremamente acolhedor, a pequena ilha caribenha de Curaçao é um pacote completo de encanto

9 dez 2022 - 00h11
Compartilhar
Exibir comentários

Bon bini a Curaçao. A frase de boas-vindas - no idioma local, o papiamento - é ouvida com frequência pelos visitantes que escolhem esse destino paradisíaco, localizado no sul do Mar do Caribe. A simpatia e o acolhimento do povo da ilha são o complemento perfeito para as paisagens deslumbrantes, emolduradas pelo mar cor de esmeralda.

A praia de Cas Abao oferece boa infraestrutura aos visitantes A praia de Cas Abao oferece boa infraestrutura aos visitantes
A praia de Cas Abao oferece boa infraestrutura aos visitantes A praia de Cas Abao oferece boa infraestrutura aos visitantes
Foto: divulgação / Estadão

A experiência é fascinante para os mais diversos tipos de público. Curaçao é um lugar extremamente romântico, perfeito para casais, mas oferece muitas atrações para crianças, para praticantes de esportes e para quem simplesmente deseja descansar. É também um rico centro cultural, com deliciosa gastronomia e adorável arquitetura, influência dos colonizadores holandeses. A capital, Willemstad, reconhecida como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tem como um dos destaques a histórica rua à beira-mar, a Handelskade.

Retomada do turismo

As autoridades de turismo de Curaçao estão celebrando a retomada das atividades aos níveis pré-pandemia. Até o final de outubro, a ilha recebeu 400,6 mil turistas estrangeiros, patamar superior ao registrado no mesmo período em 2019, 380,9 mil. "Esperamos ter um ano recorde, chegando a 480 mil visitantes. O maior número anterior foi 467,5 mil, em 2015?, observa o ministro do Desenvolvimento Econômico, Ruisandro Cijntje. Em 2019, 13,9 mil brasileiros visitaram Curaçao, marca que deve ser superada este ano.

Múltiplas atrações

Curaçao tem mais de 30 praias, com perfis variados, mas com algo em comum: a beleza. A mais movimentada é a Mambo Beach, que oferece excelente estrutura de compras, entretenimento e alimentação. Quem quiser um contato mais autêntico com a população local pode visitar, por exemplo, a Boka Sami, com seus pequenos barcos de pescadores. Já a Praia da Baía Azul é mais popular para famílias, por causa do mar tranquilo - ideal para a prática de caiaque - e da abundância de sombras proporcionadas pelas palmeiras.

Embora as praias sejam a atração número um da ilha, há muito mais a fazer e a conhecer. Muitos dos programas estão diretamente relacionados ao mar, como praticar uma série de esportes aquáticos, mergulhar em mais de 70 pontos mapeados para essa atividade, nadar com golfinhos e descer a mil pés de profundidade a bordo de um minissubmarino. Há também o conjunto Hato de cavernas, formadas há milhões de anos abaixo do nível do mar.

Curaçao oferece várias outras possibilidades inusitadas e certamente inesquecíveis, como visitar a maior fazenda de avestruzes fora da África, conhecer uma fazenda de Aloe vera e pintar a própria boneca chichi - palavra que faz referência ao apelido recebido pelas irmãs mais velhas das famílias locais. Willemstad tem feiras de arte e estabelecimentos intimamente ligados às tradições locais, como a destilaria do famoso licor de Curaçao.

Porta de entrada

Localizado a poucos quilômetros da capital, o Aeroporto Internacional de Curaçao é a porta de entrada para a grande diversidade de atrações oferecidas no país. "O aeroporto é essencial para o desenvolvimento do turismo na ilha, atividade que resulta numa contribuição muito importante e hoje é um dos pilares da nossa economia", descreve o ministro Cijntje.

Para saber mais:

Esta reportagem faz parte de uma série produzida pelo Estadão Blue Studio para a CCR Aeroportos. Use os links abaixo para ler as matérias já publicadas:

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade