Origem Energia prevê R$100 mi em aportes para 1ª fase de projeto de estocagem de gás
A Origem Energia prevê investir aproximadamente R$100 milhões na fase inicial de um projeto de estocagem subterrânea de gás natural no Alagoas, afirmou a empresa em fato relevante nesta segunda-feira.
A agência reguladora ANP aprovou na semana passada uma minuta de autorização para a fase inicial do projeto, que será pioneiro no país. O empreendimento terá quatro poços, que eram originalmente de produção e serão empregados para injeção e retirada de gás natural, de acordo com o regulador.
Ao todo, o empreendimento terá capacidade de estocagem de 50 milhões de m³ em reservatórios geológicos do Campo de Pilar, em Alagoas, ajudando a "aumentar a segurança e a flexibilidade do mercado brasileiro de gás natural", disse a Origem Energia.
"Trata-se de uma solução amplamente utilizada nos Estados Unidos e na Europa para o desenvolvimento do mercado de gás natural ao trazer maior liquidez e estabilidade de preços, segurança de suprimento da molécula e menor exposição à importação de combustíveis", acrescentou a empresa.
A autorização para a fase inicial do projeto entrará em vigência quando publicada no Diário Oficial da União, após o cumprimento de todos os requisitos exigidos pela ANP para a operação das instalações.