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McDonald’s terá opções ‘personalizadas’ após queda de lucros

Rede diminuiu lucro líquido em 15% no último ano e corre atrás do prejuízo

25 jan 2015 - 10h27
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Personas pasan frente un local de McDonalds en Tokio. Imagen de archivo, 16 diciembre, 2014. McDonald's Corp, la mayor cadena de restaurantes del mundo, reportó una caída del 7,3 por ciento de sus ventas trimestrales, en momentos en que lucha por recuperarse de un escándalo alimentario en China y se ve afectada por la competencia en Estados Unidos.
Personas pasan frente un local de McDonalds en Tokio. Imagen de archivo, 16 diciembre, 2014. McDonald's Corp, la mayor cadena de restaurantes del mundo, reportó una caída del 7,3 por ciento de sus ventas trimestrales, en momentos en que lucha por recuperarse de un escándalo alimentario en China y se ve afectada por la competencia en Estados Unidos.
Foto: Issei Kato / Reuters

A maior rede de fast food do mundo está revendo seus conceitos e poderá trazer opções mais personalizadas em seu cardápio, que também será reduzido, numa tentativa de resgatar clientes perdidos para concorrentes, como Burguer King, e para o segmento ‘fast casual’, já popular nos Estados Unidos. As informações são da Folha de S. Paulo.

Segundo o presidente do McDonald’s, Don Thompson, “ventos adversos significativos” atingem os negócios da empresa. A companhia de 60 anos teve vendas globais diminuídas em 1% em 2014, a primeira queda desde 2002. Além disso, o lucro líquido recuou 15% no ano, indo para US$ 4,8 bilhões. Em algumas regiões, como Ásia e Europa, houve maior prejuízo, por problemas relacionados aos escândalos de vigilância sanitária e às questões geopolíticas. A empresa também sofreu processos por más condições de trabalho em franquias e salários baixos para funcionários.

As exceções da crise são a América Latina e o Canadá, onde as vendas cresceram 6,6%.

A crise de identidade do McDonald’s acontece especialmente pelo novo setor de fast food chamado “fast casual”, com redes americanas tais como Chipotle e Shake Shack, em que os produtos são focados na melhor qualidade, com valores “locais” e “orgânicos” – o que atrai o público jovem.

Nos Estados Unidos, a empresa irá implementar o conceito “goumet” em mais de 2 mil restaurantes. Porém, a estratégia de oferecer a opção personalizada aos clientes – que poderão selecionar entre os mais de 20 ingredientes e montar seu sanduíche – causou polêmica. Alguns analistas acreditam que isso vai contra tudo o que o McDonald’s representa e que deveria focar nos valores que a trouxe ao topo das redes: conveniência, confiabilidade e preço.

Outra polêmica – e tentativa de lucrar melhor este ano – está também no cardápio mais enxuto (depois do crescimento em mais de 100 produtos desde 2007), e embalagens mais limpas, sem muitas informações. 

Fonte: Terra
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