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Marketing conversacional é auxílio de marcas no Black Friday

Apostar em serviços personalizados que otimizem a comunicação pode completar a jornada do cliente e converter expressivamente em vendas.

9 out 2021 07h00
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O Black Friday vem aí e todas as ferramentas de auxílio são bem-vindas
O Black Friday vem aí e todas as ferramentas de auxílio são bem-vindas
Foto: 200 Degrees / Pixabay

O mês de novembro contempla uma das datas mais importantes para o comércio, a Black Friday. Por ser um período especial para o mercado do varejo e principalmente ao e-commerce, essa é uma grande oportunidade de se destacar oferecendo uma atenção personalizada ao cliente através de soluções de inteligência artificial.

A pandemia intensificou as compras online ou por canais móveis, com o distanciamento, a internet proporcionou essa aproximação e o celular virou mais que um meio de comunicação, fazendo com que a experiência com chatbots seja ainda mais intensa e interessante. 

Além disso, os clientes estão prontos para essas novas formas de comprar e pagar usando seus telefones, por exemplo, segundo pesquisa da Sinch, “Experiência do cliente em um mundo transformado 2020”, destacou que 27% dos entrevistados fizeram pagamentos em tempo real por mensagens móveis, enquanto outros 73% consideram útil que exista essa possibilidade. 

Isso significa que soluções de alta utilidade não são recursos da próxima geração, são táticas que podem ser implantadas hoje. E o imperativo de investir nunca foi tão alto.

A expectativa para a Black Friday deste ano é muito positiva. O comércio online, tende a demonstrar mais uma vez sua força, as vendas nesse formato apresentaram uma alta significativa, em 2020, a data movimentou R$7,72 bilhões, incluindo a CyberMonday, um aumento de 27,7% em relação ao mesmo período de 2019, de acordo a Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce.

Os chatbots já fazem parte da nossa realidade, o marketing conversacional pode estar presente para engajar, atender e vender, fazendo direcionamentos, mostrando os produtos e tirando eventuais dúvidas.

A Sinch, especializada em comunicação em nuvem, criou uma solução especializada para a Black Friday. O diferencial é criar experiências personalizadas por meio de interações com anúncios do Facebook e Instagram.

Com a solução é possível a partir de um anúncio no Facebook ou Instagram que tem o botão "Clique para ir ao WhatsApp",  o cliente seja direcionado para o canal onde o bot faz interações relacionadas ao conteúdo do anúncio em que clicou, por exemplo, se o anúncio é para a categoria de produto de um varejista, como eletrodomésticos, então o bot sugere faixas de preços e mostra ao usuário apenas os produtos dessa categoria, por meio da inteligência artificial, a solução ajuda o usuário a encontrar o produto que procura e dá a opção de comprar no site ou falar com um vendedor.

A Dafiti, criada em 2011 é o maior grupo de e-commerce de moda e lifestyle da América Latina, já utiliza a solução desenvolvida pela Sinch, a empresa teve um aumento de 58% em compras comparado antes da implementação, resultado baseado na medida do Customer Lifetime Value (CLV). 

Hoje os consumidores buscam rapidez na solução de seus problemas e facilidade em encontrar os melhores produtos por meio de seus canais preferidos e a Black Friday é uma das datas mais importantes para as vendas. 

Buscar inovação, contratar ferramentas que ajudem a impulsionar o sucesso do negócio e colocar o cliente no centro da operação, melhorando a experiência podem trazer para a empresa conversões importantes no pré, durante e pós-venda, ajudando assim, a fidelizar o cliente.

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