Marinha brasileira deve assinar acordo com empresa britânica, diz jornal
O Brasil e a grã-bretanha vão assinar um acordo de defesa que o governo do Reino Unido espera que prepare o caminho para um contrato multibilionário para a BAE Systems que abastecerá a frota da Marinha brasileira, informou o jornal Financial Times nesta terça-feira.
O acordo - que envolve seis barcos de patrulha e de 5 a 6 fragatas - pode valer até 2,9 bilhões de libras (US$ 4,5 bilhões), se os navios fossem construídos no Reino Unido, disse o jornal.
O Financial Times afirma que os seis barcos de patrulha, no valor aproximado de 60 a 80 milhões de libras cada um, provavelmente seriam utilizados para vigilância em plataformas de petróleo da costa brasileira, bem como em matéria de segurança marítima geral e operações de busca e salvamento.
O maior prêmio para a BAE, empresa multinacional com sede em Farnborough, Inglaterra, e maior empreiteira da Europa na área de Defesa, seria um contrato para manter e melhorar os navios durante as próximas duas ou três décadas, disse o Financial Times.
Empresas britânicas de Defesa estão enfrentando cortes com a decisão do governo de coalizão de rever seu orçamento de Defesa, cujos detalhes serão anunciados em 20 de outubro.
Os analistas acreditam que uma análise das necessidades de defesa conduzirá a reduções de até 15% no orçamento da Defesa - que foi de 36,9 bilhões de libras para o ano em curso.
» Confira mais notícias sobre Economia