PUBLICIDADE

Índice acionário de Xangai atinge mínima de quase 4 anos com novos temores sobre guerra comercial

17 set 2018 - 07h36
(atualizado às 07h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O índice acionário de Xangai caiu para seu menor nível de fechamento em quase quatro anos nesta segunda-feira, diante de notícias de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai anunciar nesta semana novas tarifas sobre 200 bilhões de dólares em produtos chineses importados.

Investidores observam dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 09/02/2018 REUTERS/Aly Song
Investidores observam dados de ações em casa de corretagem em Xangai, na China 09/02/2018 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

O índice de Xangai teve queda de 1,1 por cento, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, também recuou 1,1 por cento.

Uma autoridade do governo norte-americano disse à Reuters que Trump vai anunciar as novas tarifas já nesta segunda-feira. A China prometeu retaliar qualquer nova ação tarifária dos Estados Unidos e disse que pode se recusar a participar de novas negociações caso isso aconteça.

Nesta segunda-feira, o tablóide Global Times, publicado pelo People's Daily, do Partido Comunista, disse em um editorial que a China não vai só jogar na defensiva na intensificação de uma guerra comercial.

Os analistas da Everbright Sun Hung Kai, disseram em uma nota nesta segunda-feira, que a China "dificilmente visitaria os EUA diante deste cenário, com ambos os lados procurando preservar a imagem e serem vistos em uma posição forte".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instruiu assessores a avançarem com tarifas sobre cerca de 200 bilhões de dólares a mais em produtos chineses, afirmou na sexta-feira uma fonte familiarizada com o processo, acrescentando que a data ainda não está clara.

Os temores de uma guerra comercial crescente fez com que as ações fechassem em queda. O subíndice do setor imobiliário do CSI300 <,CSI300REI> apresentou queda de 1,4 por cento, as empresas industriais caíram 1,2 por cento e as empresas de saúde recuaram 2,4 por cento.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei não abriu.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,30 por cento, a 26.932 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,11 por cento, a 2.651 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,15 por cento, a 3.204 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,66 por cento, a 2.303 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,36 por cento, a 10.828 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,63 por cento, a 3.141 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,32 por cento, a 6.185 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade