Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndio em subestação no Paraná causou apagão na madrugada, com desligamento de 10.000 MW

14 out 2025 - 08h04
Compartilhar
Exibir comentários

O apagão que afetou fornecimento de energia a consumidores de vários Estados do país na madrugada desta terça-feira teve início em incêndio em reator da subestação de Bateias, no Paraná, segundo informações do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A perturbação de grande porte levou a desligamento de 10.000 megawatts (MW) de carga, afetando os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

De acordo com o governo e o ONS, o incêndio desligou toda a subestação de 500 kV, desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga, disse o ONS, enquanto nas demais regiões, houve atuação do chamado Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), mecanismo de proteção que é acionado para reequilibrar o sistema elétrico.

No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, no Norte, de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW.

Todas as cargas afetadas pelo apagão já foram restabelecidas, disse o Ministério de Minas e Energia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade