Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

IA, retail media e impacto: 3 lições de grandes líderes do marketing nacional

CMO Summit 2025 contou com mais de 300 palestrantes e trouxe tendências e discussões sobre marketing e posicionamento

11 jul 2025 - 18h45
Compartilhar
Exibir comentários

O CMO Summit 2025 reuniu mais de 3.000 pessoas durante dois dias de palestras, mentorias e networking em São Paulo. As discussões sobre inteligência artificial (IA) e retail media povoaram grande parte das conversas e dos painéis de líderes de marketing, bem como as dificuldades em entregar projetos com propósito em meio a um cenário que cobra cada vez mais agilidade e criatividade.

Os diversos usos da IA dentro da cadeia do marketing e da jornada do consumidor foram tema de diversos painéis. Fernanda Belfort, head de Soluçōes de Marketing da Salesforce, lembrou do papel das novas tecnologias na exposição das marcas. "A IA é o novo vendedor. Ela já está operando o branding por nós em muitos momentos", disse ela.

Já Samira Cardoso, CEO e cofundadora da LayerUp, alertou para um cuidado com a estratégia e a governança na aplicação da inteligência artificial. "A IA precisa ser tratada como um novo profissional dentro das empresas, com onboarding e treinamento", reforçou.

Ainda na questão de governança, vários palestrantes destacaram a importância da boa gestão de dados dos consumidores, bem como das possibilidades de aplicação dessas informações em várias etapas da cadeia de produção e divulgação.

Um dos cases apresentados foi da Mitsubishi. Fernando Julianelli, vice-presidente de Branding e Inovação da montadora, revelou que os veículos da empresa geram “entre 25 a 50 gigabytes de dados por mês", dados que podem ser aplicados em oportunidades de personalização e segmentação.

Manzar Feres, diretora-geral de Negócios em Publicidade da Globo, trouxe números ainda mais impressionantes: segundo ela, o grupo tem registros de mais de 150 milhões de usuários, o que permite oferecer mais de 2.500 segmentos para anunciantes.

Já entre as tendências destacadas, um dos principais temas de discussão continuou sendo o retail media e a frequência da publicidade dentro dos pontos de venda.

“Nosso desafio é mostrar para o CMO o poder que existe dentro da loja com o retail media. O ponto de venda precisa ser visto como um novo meio publicitário, com verba que não seja apenas de trade, mas de marketing”, afirmou Richard Albanesi, CEO da The LED.

Samira Cardoso, da LayerUP, reforçou a importância da presença e do branding. "Não é mais sobre volume, não é mais sobre clique, não tem mais clique", disse ela. "O marketing agora exige coragem. Ele exige marcas que se posicionam, que enfrentam o status quo".

Na mesma linha, Rodrigo Vaca, diretor-geral da Zoho Brasil, deixou um conselho para o crescimento de novas lideranças. "Vocês têm que buscar gerar impacto das ações que estão tendo no negócio. Isso é importante. Então tem que deixar de pensar em ações e ir para o impacto."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade