Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

IA faz o trabalho de quase mil atendentes em motéis sem cortar empregos

Nomeada como Alzira, desenvolvida pelo Guia de Motéis, leva atendimento 24h para mais de 200 estabelecimentos

3 jul 2025 - 06h09
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
IA Alzira, do Guia de Motéis, automatiza atendimento em cerca de 200 motéis no Brasil, sem eliminar empregos, aumentando reservas e planejando expansão na América Latina.
Foto: Freepik / Montagem Homework

Enquanto a tecnologia desperta debates sobre desemprego em diversos setores, o mercado de motéis vive uma realidade oposta. A Alzira, IA desenvolvida pelo Guia de Motéis, plataforma digital voltada ao mercado moteleiro no Brasil, está atendendo cerca de 200 motéis no Brasil, realizando um trabalho que exigiria quase mil atendentes humanos, sem eliminar um único posto de trabalho. 

Para tornar essa transformação possível, foi investido cerca de R$ 1 milhão em um departamento exclusivo, o AlziraLabs, área dedicada à pesquisa e desenvolvimento de soluções de IA para o setor. O objetivo é levar a Alzira para 5 mil motéis em toda a América Latina nos próximos cinco anos.

Desenvolvida com foco na humanização do atendimento e na conversão de reservas, a IA responde dúvidas, realiza reservas e interage com os clientes por canais como WhatsApp e Instagram, 24 horas por dia, sete dias por semana. 

“O que a Alzira faz hoje simplesmente não existia antes. Os motéis não tinham estrutura para montar um time com três turnos e folguistas. A tecnologia veio preencher um espaço que sempre foi um gargalo para o setor”, afirma Fernanda Gonsales, product owner da Alzira no Guia de Motéis.

Mesmo com a oferta de motores de reservas nos sites dos motéis, uma parcela significativa dos consumidores só sente segurança em realizar a reserva se puder conversar com alguém. Resolver esse comportamento do público, que até então dependia de atendimento humano, limitado e muitas vezes indisponível, foi uma das motivações centrais para o desenvolvimento da Alzira.

Desde sua implementação, vários motéis relatam crescimento expressivo nas reservas. “O melhor investimento que fizemos nos últimos anos foi ativar a Alzira. Ela responde tudo, nunca perde a paciência e ainda vende reservas. Nossos clientes adoram, e a equipe trabalha com muito mais tranquilidade”, conta Carlos Mello, proprietário do Motel Nexos, em Recife.  

Outro impacto visível é na experiência dos hóspedes. O atendimento é tão natural que Alzira virou personagem entre os clientes. “Ela recebe flertes quase todos os dias e até já recebeu uma proposta de emprego de uma cliente que ficou encantada com a simpatia e a eficiência”, comenta Gonsales.  

Para o segundo semestre, o próximo projeto já está em andamento. A IA focada no atendimento ao hóspede durante a hospedagem, capaz de receber pedidos para a cozinha, atender solicitações de serviço de quarto e até realizar o fechamento da conta, tudo sem a necessidade de contato humano. 

“Atualmente, o projeto ainda está em fase beta, com essa base inicial de 200 motéis antes da expansão em maior escala, mas acreditamos que até fim do ano iremos ter um retorno positivo da nova tecnologia”, conclui Fernanda Gonsales. 

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade