Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futuro do varejo é agora: IA revoluciona experiência de compra e gestão

Tecnologia torna operações mais ágeis e impulsiona inovações no setor

1 jul 2025 - 06h19
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Empresas brasileiras têm acelerado a adoção de inteligência artificial, com destaque para melhorias na gestão, análise de dados e personalização no varejo, como mostra o caso da startup Minha Quitandinha.
Foto: Freepik

A inteligência artificial (IA) ganha cada vez mais espaço nas estratégias das empresas brasileiras. Segundo levantamento da Bain & Company, empresa de consultoria global, 67% das organizações no Brasil consideram a tecnologia uma das cinco maiores prioridades para 2025, sendo que para 17% a IA é hoje o principal foco de investimento. 

O estudo também revela um avanço significativo no uso prático de soluções digitais. Em 2024, apenas 12% das empresas haviam implementado ao menos um caso de uso com IA generativa, atualmente esse índice mais que dobrou, alcançando 25%. 

Esse movimento não é diferente no setor da Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, que investe em tecnologia no dia a dia da gestão e operação, como revisão e organização de textos e análise de dados. Segundo Douglas Pena, CRO e sócio-fundador da Minha Quitandinha, com o auxílio da IA, a equipe consegue interpretar grandes volumes de informação com rapidez, identificando padrões, tendências e insights que antes levariam horas. 

“A inteligência artificial gera agilidade nos processos, conseguimos transformar dados brutos em decisões estratégicas em muito menos tempo, o que impacta diretamente na eficiência do nosso negócio e na entrega de valor para franqueados e clientes”. 

Outro ponto de destaque é o uso da IA na personalização da experiência do consumidor. A partir da análise de dados de desempenho das unidades, é possível orientar de forma mais precisa, antecipar necessidades e identificar oportunidades de melhoria contínua. 

“Com os insights gerados, conseguimos entender melhor o perfil de consumo dos clientes e inovar nas soluções com mais agilidade”, explica Pena.

A Minha Quitandinha investe em um processo contínuo de aprendizado e capacitação da equipe para garantir que o uso da inteligência artificial seja realizado de forma ética e segura. 

“Nossa visão é de que a IA veio para potencializar talentos, não para substituí-los. Estamos apenas no começo do que essa tecnologia pode oferecer, e seguimos atentos às inovações para continuar evoluindo junto com o mercado”, finaliza o executivo.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade