Trump anuncia tarifaço de 25% para países que negociam com Irã, parceiro comercial do Brasil
Trump não deu detalhes adicionais, mas a medida acontece em meio ao crescimento de tensões entre Washington e Teerã, após a eclosão de protestos sob forte repressão do regime iraniano
O presidente americano, Donald Trump, anunciou que qualquer país que faça negócios com o Irã terá de lidar com uma tarifa adicional de 25% sobre "todo e qualquer" comércio feito com os Estados Unidos. Conforme publicação feita nesta segunda-feira, 12, na Truth Social, a ordem é "final, conclusiva e efetiva imediatamente".
Trump não deu detalhes adicionais, mas a medida acontece em meio ao crescimento de tensões entre Washington e Teerã, após a eclosão de protestos no país mesmo diante de forte repressão do regime iraniano.
O Irã é um parceiro comercial do Brasil, que em 2025 faturou US$ 2,9 bilhões com exportações para o país asiático, conforme a plataforma Comex Stat, do governo federal. Em contrapartida, as importações somaram US$ 84,6 milhões.
No ranking de exportações de 2025, o Irã foi o 31º principal destino dos produtos brasileiros.
Segundo reportagem do Wall Street Journal, sanções econômicas eram uma das respostas consideradas pelo presidente americano para pressionar o Irã a atender as suas demandas, de renegociar o programa nuclear e de aliviar a repressão aos protestos, que já deixou centenas de mortos.
Nesta terça-feira, 13, autoridades do governo Trump devem se reunir para discutir outras opções que, de acordo com o jornal, também envolvem possível ataque militar ou cibernético.