PUBLICIDADE

Gigante chinesa Alibaba precifica IPO a US$ 68 por ação

A empresa vendeu 21,8 bilhões de dólares em ações nesta quinta-feira

18 set 2014
0comentários
Publicidade
<p>O chin&ecirc;s Jack Ma criou a Alibaba h&aacute; 15 anos, no quarto de um apartamento</p>
O chinês Jack Ma criou a Alibaba há 15 anos, no quarto de um apartamento
Foto: Handout / Getty Images

A gigante do varejo chinês Alibaba precificou sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em 68 dólares por ação, no topo do intervalo esperado, levantando 21,8 bilhões de dólares nesta quinta-feira.

A esse preço, o IPO, um dos maiores na história, daria Alibaba uma valorização de mercado de 167,6 milhões. Isso a colocaria acima de rivais como Amazon e eBay, e lhe daria mais musculatura financeira para expandir nos Estados Unidos e outros mercados.

"Colocaria a Alibaba junto com Facebook e Google pelo seu tamanho, as perspectivas de crescimento e rentabilidade", disse Scot Wingo, presidente-executivo da empresa que fornece software de e-commerce ChannelAdvisor. 

Uma pesquisa realizada pela Ipsos para a Thomson Reuters mostrou que 88% dos americanos nunca ouviram falar da empresa chinesa, que é responsável por 80% das vendas on-line na segunda maior economia do mundo. 

Mas isso não conteve o entusiasmo de grandes empresas americanas, como a Blackrock, que emitiu ordens para a atribuição de, pelo menos, 1.000 milhões em ações, de acordo com fontes. 

Os investidores ansiosos para beneficiar-se do rápido crescimento da China e do setor de Internet, têm tentado obter ações da Alibaba desde que altos executivos da empresa, incluindo o fundador e CEO Jack Ma, começaram uma rodada de apresentações do IPO na semana passada. 

O IPO pode arrecadar quase 22 mil milhões de dólares, mas se os subscritores exercerem a opção de vender mais títulos, a estréia do Alibaba no mercado poderia superar a abertura do capital do Banco Agrícola da China, que atingiu 22,1 mil milhões de dólares em 2010. 

Desde que foi fundada no quarto de um apartamento, há 15 anos, a Alibaba cresceu vertiginosamente, ao ponto de representar quatro quintos de todo o comércio da Internet que ocorre na China. Ma tem agora uma fortuna de cerca de US$ 14 milhões, o que o que o coloca junto de bilionários como Bill Gates e Jeff Bezos. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade