PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Empresas do Brasil explorarão possíveis negócios em Cuba

25 mar 2014 - 01h26
(atualizado às 01h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma missão de 32 empresas brasileiras interessadas nas possibilidades de negócios na Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM), em Cuba, chegará ao país caribenho nos próximos dias, informaram nesta segunda-feira representantes da agência brasileira de promoção de exportações e investimentos (Apex-Brasil).

O representante da Apex-Brasil em Havana, Hipólito Rocha, disse que essas empresas pertencem aos setores da construção, alimentício, farmacêutico, maquinarias e equipes, entre eles os destinados à exploração petrolífera, segundo a televisão estatal de Cuba.

Rocha informou que as trocas econômicas entre Brasil e Cuba cresceram 9,2% nos últimos cinco anos e que na atualidade o Brasil é um dos principais parceiros comerciais do país caribenho.

A Zona Especial de Desenvolvimento no porto de Mariel (ZEDM), situado a 45 quilômetros de Havana, é um megaprojeto que é executado com a participação de empresas do Brasil, e um financiamento inicial de US$ 682 milhões por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A primeira etapa dessa obra, o Terminal de Contêineres, foi inaugurada no dia 27 de janeiro com a presença da presidente Dilma Rousseff, durante a realização na capital cubana da 2ª Cúpula dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). O representante de negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana, destacou que a visita das 32 empresas tem o patrocínio de outras instituições do Brasil.

Santana e Rocha destacaram a importância da primeira missão empresarial, destinada a conhecer "profundamente" os detalhes e as vantagens para os investidores em Mariel, para o intercâmbio comercial entre os dois países.

A iniciativa organizada pela Apex-Brasil contará, além disso, com a participação da Câmara de Comércio de Cuba, o Escritório da Zona Especial e o Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba.

O anúncio da visita acontece quando está prevista a aprovação de uma nova lei de Investimento Estrangeiro pelo Parlamento cubano no próximo sábado com a finalidade de atrair capitais estrangeiros e desenvolver projetos na ZEDM, considerada a obra de desenvolvimento mais importante de Cuba.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade