Empresa de energia da Paraíba recebe prêmio de qualidade
No último dia 5, a Energisa Paraíba, distribuidora que fornece energia elétrica para mais de 1,1 milhão de consumidores em 216 municípios do estado, ganhou o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), que reconhece as organizações que praticam a Excelência em Gestão no Brasil. Com 61 subestações, dois mil quilômetros de linhas de transmissão e mais de 67 mil quilômetros de redes urbanas e rurais em sua área de concessão, a empresa foi a única do Nordeste a receber a premiação neste ano. "O nosso mantra é luz, imaginação e realização e significa o modo como a empresa toca os negócios. Ganhar o PNQ é a coroação de um trabalho em constante evolução", afirma o diretor-presidente Marcelo Silveira da Rocha, que está na companhia há mais de 45 anos.
Para se destacar entre empresas de todo o país, a Energisa Paraíba, que tem sede em João Pessoa, investiu na melhoria dos resultados operacionais. Foram realizados treinamentos para a força de trabalho, desenvolvimento de lideranças, aperfeiçoamento das práticas de gestão, planejamento e execução, além de implementar ações sustentáveis. Segundo o executivo, a meta é "transformar energia elétrica em conforto, em desenvolvimento e em novas possibilidades com sustentabilidade, oferecendo soluções inovadoras aos clientes, agregando valor aos acionistas e oportunidade aos seus colaboradores".
O prêmio faz da companhia uma referência em modelo de gestão. A última pesquisa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) junto aos clientes registrou um ISQP (Índice de Satisfação da Qualidade Percebida) de 78,81, acima da média nacional das empresas do setor, que chegou a 78,2.
A Energisa Paraíba também investe em projetos de eficiência energética, orientando e incentivando as comunidades para o uso racional da eletricidade. Esta preocupação também está presente internamente. Em 2010, ao construir o novo prédio do Núcleo Regional de Patos, a empresa utilizou técnicas com padrão internacional de sustentabilidade, aliando conforto aos conceitos de preservação ambiental.
Em 2013, distribuidora paraibana pretende investir R$ 100 milhões - mesmo montante investido em 2012 - em novas subestações de energia, linhas de transmissão, automação e redes de distribuição.
Economídia
Especial para o Terra