Dicas para escolher o seguro de carro
Conheça as vantagens de ter um seguro do carro e saiba como escolher o serviço ideal para o seu caso.
Na hora de , logo surge a dúvida sobre a necessidade de ter ou não um seguro de carro. Além do preço, é preciso levar em conta outros pontos na hora da escolha do serviço.
Para tirar algumas dúvidas frequentes sobre o assunto, o Vivo Mais Saudável conversou com a coach financeira e corretora de seguros Joana D'arc Santos Oliveira. Confira a seguir dicas importantes e escolha com mais clareza o serviço ideal.
Como escolher o seguro de carro
A corretora explica que o seguro de carro é uma forma de proteção patrimonial e pessoal. "Ao conduzir um veículo, estamos expostos a riscos como roubo, incêndio, explosão e ainda possíveis envolvimentos em colisões, que podem ocorrer com ou sem ", alerta Joana.
Um seguro é importante para obter, como o nome já sugere, mais segurança para rodar por aí. "Imagine se ocorre um acidente que, além de danificar o seu veículo, envolva outros veículos e pessoas? E o pior: vítimas que poderão ser você, seus passageiros ou, ainda, os dos veículos envolvidos", lembra a especialista.
Ou seja, o seguro protege não só financeiramente, mas também garante o de sua família.
Basicamente, segundo Joana, o mercado opera com duas modalidades. A primeira é a do seguro contra roubo e incêndio. A segunda, chamada compreensiva, adiciona a cobertura em caso de acidentes, mas apenas quando não há envolvimento de terceiros.
Já para quem busca uma cobertura que envolva a indenização para terceiros, o tipo de seguro é chamado de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V). As coberturas adicionais também podem ser contratadas, tais como assistência 24 horas e carro reserva. Elas devem estar especificadas na apólice.
A escolha do tipo de seguro de carro está relacionada com o estilo de vida do condutor e da região em que o veículo circula. Levam-se em conta variáveis de risco como modelo e valor médio do automóvel, índice de roubos e profissão e idade do proprietário, por exemplo.
Escape de armadilhas
O seguro é um contrato de confiança entre o segurado e a companhia seguradora. "O segurado deve ser honesto em seu diagnóstico pessoal e financeiro. Deve responder aos questionamentos da empresa de forma transparente e assinar a proposta apenas ao esclarecer todas as suas dúvidas", orienta Joana.
Outra dica da corretora é sempre contratar o serviço com um corretor de seguros habilitado, pois esse profissional tem como objetivo defender os interesses de seu cliente junto à companhia seguradora.
Vale lembrar que existem muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço. Portanto, é importante realizar cotações para encontrar o valor que mais combine com a sua renda, sempre atento aos serviços oferecidos. Informe, também, sobre possíveis fraudes ou problemas que possam ter acontecido com outros usuários.