Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça o golpe do falso fornecedor e veja dicas para se proteger

Febraban alerta para golpistas que aproveitam o aumento de serviços oferecidos pela internet e o crescimento dos pagamentos digitais para enganar consumidores

25 jun 2025 - 15h02
Compartilhar
Exibir comentários

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez um alerta nesta quarta-feira, 25, sobre o golpe do falso fornecedor ou prestador de serviços. Segundo a instituição, os golpistas aproveitam o aumento de serviços oferecidos pela internet e o crescimento dos pagamentos digitais para cometer crimes contra os consumidores.

A Febraban afirma que os criminosos estão investindo em anúncios em redes sociais e outras plataformas online para oferecer, de forma enganosa, serviços de reparos, manutenções domésticas, instalações elétricas e hidráulicas, transporte, mudanças, entre outros. Os golpistas também forjam depoimentos falsos de clientes que indicam a contratação do fornecedor em questão.

O golpe então passa a envolver Pix ou cartão de crédito. Os golpistas podem pedir um Pix antecipado, alegando que o pagamento é para reservar um determinado serviço. Depois do pagamento, eles desaparecem.

Golpe do falso fornecedor ou prestador de serviços envolve pagamentos com Pix ou cartão de crédito.
Golpe do falso fornecedor ou prestador de serviços envolve pagamentos com Pix ou cartão de crédito.
Foto: Thiago Teixeira/Estadão / Estadão

Em outra situação, os criminosos chegam a realizar o serviço para o cliente, mas, na hora do pagamento, exigem que a vítima use o cartão de crédito - é então que eles aplicam o golpe da maquininha quebrada, mostrando uma maquininha com o visor danificado ou ocultando o valor da vítima, para que ela não perceba se tratar de um valor muito superior ao que foi combinado.

Outra possibilidade de golpe é quando os criminosos prestam atenção quando o cliente digita a senha na maquininha, se apossam do cartão da vítima e o trocam na hora de devolvê-lo. A partir daí, com cartão e senha, fazem compras na conta da vítima.

Como se proteger?

Veja dicas da Febraban para evitar cair no golpe do falso fornecedor:

  • Sempre pesquise bem sobre o prestador de serviço, verifique o CNPJ no site da Receita Federal e busque informações em plataformas de avaliação conhecidas;
  • Preferencialmente, peça indicações para familiares e amigos para contratar fornecedores;
  • Evite fazer pagamentos antecipados via Pix;
  • Em qualquer compra com o cartão, sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha, e não deixe ninguém ver os números;
  • Sempre insira você mesmo o cartão na maquininha - caso tenha entregado o cartão ao vendedor, sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade