PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Peugeot 208 terá motores do Fiat Pulse ainda este ano

Já flagrado em testes pelo Brasil, Peugeot 208 vai trocar o 1.6 aspirado pelos motores 1.3 Firefly e 1.0 turbo do Fiat Pulse na linha 2023

14 fev 2022 - 10h09
(atualizado às 10h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Peugeot 208
Peugeot 208
Foto: Stellantis

A Peugeot do Brasil finalmente terá um motor turbo para chamar de seu. A montadora francesa vai equipar o hatch 208 modelo 2023 com o novo 1.0 turbo de 130 cv que estreou no Fiat Pulse no ano passado. A linha 2023 do Peugeot 208 deve acontecer ainda este ano. Já testado pelo grupo Stellantis no Brasil, o novo Peugeot 208 1.0 turbo vai substituir o motor 1.6 16V aspirado de 120 cv que equipa atualmente todas as versões do hatch compacto. 

O novo motor turbo deve equipar as versões topo de linha do Peugeot 208. Ele oferece 125/130 cv (gasolina/etanol) e 200 Nm de torque. A diferença para o motor 1.6 é relevante para o segmento, já que o atual conjunto oferece 113/120 cv (g/e) de potência e 151/153 Nm (g/e) de torque. Assim como no Fiat Pulse, o motor 1.0 turbo será associado a um câmbio automático do tipo CVT de 7 marchas. Com isso, o novo 208 turbo deve ser mais eficiente em consumo, ao mesmo tempo em que oferece um desempenho superior ao do modelo atual.

Peugeot 208
Peugeot 208
Foto: Peugeot / Divulgação

Já não é a primeira vez que a Peugeot tenta equipar o atual 208 com motores turbinados no Brasil. Anteriormente, rumores indicavam que a montadora francesa cogitou trazer o 1.2 turbo de 130 cv que é oferecido para o hatch na Argentina. No entanto, o fato de o motor de origem não ter produção local inviabilizou a opção. A saída, então, foi utilizar o recém-lançado 1.0 turbo da Stellantis, que reúne no Brasil, além da Peugeot, as marcas Fiat, Jeep, Ram e Citroën. O novo motor é produzido pela Stellantis em Betim (MG).

Outra novidade será a estreia do motor 1.3 Firefly aspirado nas versões de entrada do hatch francês. Após as alterações do Proconve L7, ele passou a oferecer 98/107 cv de potência (g/e) e 129/134 Nm de torque (g/e). Apesar da potência e do torque menores (até 13 cv e 19 Nm), a nova configuração deverá tornar o 208 mais econômico e eficiente. Ao contrário da versão 1.0 turbo, o Peugeot 208 1.3 também deve trazer opção de câmbio manual de 5 marchas.

Fiat Pulse Impetus 1.0 T200 CVT
Fiat Pulse Impetus 1.0 T200 CVT
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Não são esperadas mudanças estéticas para a linha 2023 do Peugeot 208. Informações do site Autos Segredos antecipam que a única novidade no design deve ficar restrita à estreia do novo logotipo da Peugeot no Brasil. Além dos novos motores, o 208 também deve ganhar duas edições especiais ao longo do ano. A montadora francesa também deve apostar em mudanças na lista de equipamentos, com a inclusão de novos itens de série.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade