Bilionário volta a país 40 anos depois de sair para não pagar impostos
O bilionário sueco Ingvar Kamprad, a quarta pessoa mais rica do mundo (de acordo com levantamento da Bloomberg), com uma fortuna de US$ 51,7 bilhões (cerca de R$ 103,4 bilhões), vai retornar para seu país natal. O dono da rede de lojas de móveis Ikea deixou a Suécia há 40 anos para evitar os altos impostos cobrados pelo país.
Kamprad, 87 anos, que é o homem mais rico da Europa, saiu do país para viver na Suíça em 1973, em um esforço para manter a empresa com capital fechado, algo que ele não poderia fazer devido às leis da Suécia.
Ele afirmou em comunicado que o retorno é para que ele possa ficar mais perto da sua família e dos seus velhos amigos. "Depois de minha querida esposa Margaretha morreu um ano e meio atrás, pouco me mantém na Suíça", afirmou.
Segundo a Bloomberg, na década de 1980, Kamprad criou uma complexa estrutura acionária destinada a proteger a marca e garantir o sucesso da Ikea. Kamprad planeja se mudar no outono para uma fazenda nas redondezas de Almhult, Suécia, de acordo com a nota.
"Ele vai pagar imposto sobre seus ganhos, assim como todos os outros suecos. Mas a mudança de casa não tem outras consequências de natureza tributária", disse a uma rádio da Suécia Per Heggenes, porta-voz da fundação da empresa.