Auxílio Gás retorna nesta segunda-feira; veja calendário de pagamento
Benefício é depositado bimestralmente e tem como base o preço médio do botijão de gás de cozinha de 13 kg nos últimos seis meses
O pagamento do Auxílio Gás será retomado nesta segunda-feira, 16. O benefício é depositado bimestralmente e tem como base o preço médio do botijão de gás de cozinha de 13 kg nos últimos seis meses, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O valor será de R$ 108.
As famílias beneficiárias poderão consultar as informações das parcelas nos aplicativos Bolsa Família, CAIXA Tem, pelo Portal Cidadão ou pelo telefone 111.
Os depósitos serão realizados entre o dia 16 e o dia 30 de junho, de acordo com o calendário que segue o número final do Número de Identificação Social (NIS). Os primeiros a receber serão os beneficiários de NIS com final 1 e os últimos são aqueles com NIS de final 0.
Veja a seguir o calendário de pagamentos do Auxílio Gás em junho, de acordo com o número final do NIS:
- NIS 1: 16/06
- NIS 2: 17/06
- NIS 3: 18/06
- NIS 4: 20/06
- NIS 5: 23/06
- NIS 6: 24/06
- NIS 7: 25/06
- NIS 8: 26/06
- NIS 9: 27/06
- NIS 0: 30/06
Onde consultar o NIS?
O NIS é um identificador que não é útil apenas para beneficiários de programas sociais, mas também para trabalhadores ao garantir o acesso a direitos como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego e aposentadoria.
Não existe um documento específico para comprovar o cadastramento no NIS, mas é possível consultar o número:
- No Cartão Cidadão;
- Na Carteira de Trabalho física, geralmente na página de identificação do trabalhador;
- Na aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
- No site e aplicativo do Meu INSS;
- Presencialmente nas agências da Caixa.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Para receber ao Auxílio Gás, é preciso ter cadastro atualizado no CadÚnico. A renda familiar mensal por pessoa deve ser menor ou igual a meio salário mínimo - ou seja, R$ 759.
Quem já recebe o Bolsa Família ou é beneficiário de outro programa de transferência de renda também pode solicitar o Auxílio Gás. Os valores recebidos pelo auxílio não são computados como renda no Cadastro Único.
Mais de 5,37 milhões de famílias recebem o benefício do Auxílio Gás, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O objetivo do benefício é reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento doméstico dos lares em situação de vulnerabilidade.