PUBLICIDADE

Atividade industrial da China encolhe a ritmo mais forte, serviços enfraquecem, mostra PMI oficial

31 out 2019 - 07h49
Compartilhar
Exibir comentários

A atividade industrial na China encolheu pelo sexto mês seguido em outubro e mais do que o esperado, enquanto a expansão do setor de serviços enfraqueceu em meio ao crescimento econômico mais fraco do país em quase 30 anos.

Funcionário trabalha em fábrica de artigos esportivos em Hangzhou, na China
02/09/2019
China Daily via REUTERS
Funcionário trabalha em fábrica de artigos esportivos em Hangzhou, na China 02/09/2019 China Daily via REUTERS
Foto: Reuters

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) para a indústria caiu a 49,3 em outubro, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Estatísticas, contra 49,8 em setembro. A marca de 50 separa crescimento de contração

Economistas consultados pela Reuters esperavam que a leitura ficaria inalterada em relação a setembro.

Pressionada pela desaceleração da demanda doméstica, investimentos fracos e a guerra comercial com os Estados Unidos, o crescimento econômico da China desacelerou no terceiro trimestre para a mínima em quase 30 anos de 6,0%, levantando expectativas de que o governo adote mais medidas de suporte em breve.

As novas encomendas de exportação caíram pelo 17º mês consecutivo em outubro, com seu subíndice recuando a 47,0 de 48,2 no mês anterior.

Já o PMI oficial de serviços caiu a 52,8 em outubro de 53,7 em setembro, nível mais baixo desde fevereiro de 2016 mas ainda acima da marca de 50, de acordo com a pesquisa da Agência Nacional de Estatísticas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade