Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

São Paulo recebe festivais de stoner rock neste fim de semana

23 ago 2012 - 16h04
(atualizado às 17h28)
Compartilhar

Neste sábado e domingo (25 e 26), duas casas de São Paulo recebem festivais de bandas de stoner, gênero que ao lado do metal e punk tem moldado a sonoridade de muitas bandas alternativas de rock pesado no Brasil. A primeira delas é a terceira edição do Donator's Party, que acontece a partir das 17h no Sattva Bordô, e no dia seguinte a segunda edição do Stoneria, também às 17h no Serralheria.

No Donator's Party, acontece a estreia dos paulistanos do Lo Fuel, junto de Meant to Suffer, de Araras (SP), Thriven, de Campinas (SP), e dos paulistanos do Fat Divers e Água Pesada, que volta com a formação de power trio.

Já no Stoneria, o grande nome é o Stoma, quarteto de grindcore da Holanda. Além da atração estrangeira, o festival recebe os duos Projeto Trator, de São Paulo, e Gasoline Special, de Jundiaí, além do pós-hardcore do Fire Driven.

Stoner rock é um gênero surgido no início dos anos 1990 na Califórnia, Estados Unidos, por bandas influenciadas pelo heavy metal e psicodelia de grupos como Black Sabbath, Deep Purple, Jimi Hendrix Experienced, UFO e Cream. Entre seus principais nomes estão Kyuss (formada pelo guitarrista do Queens of the Stone Age, Josh Homme), Fu Manchu e Sleep, que faziam festas nos meio do deserto californiano com energia vinda de geradores, as chamadas desert sessions.

Em São Paulo, a Donator's Party e Stoneria foram organizadas por membros de um grupo no Facebook chamado Stoner Rock, que conta com cerca de 230 membros de diversos Estados. A comunidade surgiu anos antes no Orkut, mas com a mudança de preferência pela rede social de Mark Zuckerberg, o grupo mudou de endereço.

Um deles é Thiago Padilha, baterista do Projeto Trator, que costuma estar envolvido nos festivais. "A Donator's começou porque a gente queria fazer uma festa pré-Kyuss Lives! (nova formação do grupo que tocou em São Paulo em novembro de 2011). Aí, juntamos as bandas da comunidade na época, reunimos 20 pessoas dentro do grupo para pagar o sinal da casa e fizemos o evento", explicou. "Quando vimos que deu certo, tentamos fazer algo mensal em outras casas e foi aí que apareceu a Serralheria, onde fizemos o Stoneria".

Sobre a primeira participação internacional nos festivais, Thiago diz que foi coincidência a entrada do Stoma, que já havia se apresentado no Brasil há sete anos. "Fomos ver os caras no Sattva (18 de agosto) e conhecemos o produtor que estava trazendo os caras aqui. Ele nos disse que o show que fariam no interior no domingo foi cancelado e queria saber se não conhecíamos um lugar para encaixá-los. Eles estão hospedados a quatro quarteirões do Serralheria, foi perfeito".

Mesmo assim, o músico não acredita que toda essa movimentação no rock alternativo seja uma cena. "Não existe, porque dá para contar as bandas que fazem stoner e estão na ativa em São Paulo. E mesmo todos esses grupos chamados de stoner são bem diferentes, tocam com bandas de todos os estilos de rock pesado. Não é como um festival de punk, hardcore ou de thash ou death metal", disse. "Hoje não existe essa cena, mas se a tendência continuar, que surja uma cena".

Serviço:

A segunda edição do Stoneria acontece no domingo (26), no Serralheria, na Lapa
A segunda edição do Stoneria acontece no domingo (26), no Serralheria, na Lapa
Foto: Divulgação

Donator's Party

com as bandas Lo Fuel, Meant to Suffer, Fat Divers, Thriven e Água Pesada

Dia: 25 de agosto, sábado, às 17h

Onde: Sattva Bordô - Praça Roosevelt, 82 - Centro

Entrada: R$ 10

Serralheria

com as bandas Stoma, Projeto Trator, Fire Driven e Gasoline Special

Dia: 26 de agosto, domingo, às 17h

Onde: Serralheria - R. Guaicurus, 857 - Lapa

Entrada: R$ 10

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra