Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Circuito Preta Gil': Prefeitura do Rio batiza trajeto de megablocos em homenagem à cantora

No decreto, Eduardo Paes (PSD) destacou a 'vitoriosa trajetória pessoal e profissional' da artista

22 jul 2025 - 13h48
(atualizado às 14h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Prefeitura do Rio de Janeiro homenageou Preta Gil, que morreu no domingo, 20, aos 50 anos, ao batizar o trajeto dos megablocos do carnaval para "Circuito Preta Gil", destacando sua importância no resgate do carnaval de rua.
Filha de Drão e Gilberto Gil: veja quem é quem na família de Preta:

Festeira, Preta Gil não escondia de ninguém que seu evento preferido era o carnaval. Era nessa época do ano que a cantora arrastava multidões do alto de seu trio elétrico nas ruas do Rio de Janeiro. Em sua homenagem, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), anunciou, nesta terça-feira, 22, o novo nome do trajeto: Circuito Preta Gil. A artista morreu no domingo, 20, aos 50 anos, vítima de um câncer de intestino

O decreto foi publicado nesta terça no Diário Oficial do município. Na justificativa, Paes destacou a "vitoriosa trajetória pessoal e profissional" da artista, além de seu papel essencial no resgate do carnaval de rua no Centro do Rio e na consolidação dos megablocos.

Como argumento, Paes considerou "a participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural". 

Preta Gil queria cortejo em trio elétrico
Preta Gil queria cortejo em trio elétrico
Foto: Reprodução/blocodapreta/Instagram

O agora Circuito Preta Gil compreende o tradicional trajeto feito pelos megablocos na Rua Primeiro de Março, que segue pela Avenida Presidente Antônio Carlos até a altura da rua Araújo Porto Alegre.

Esse mesmo caminho era feito pela cantora em cima de seu trio elétrico desde 2009, quando estreou o Bloco da Preta. Segundo o prefeito da capital fluminense, o evento comandado por ela "é uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca reunindo milhões de pessoas nas ruas do Centro do Rio de Janeiro.”

Em fevereiro de 2023, Preta anunciou que não sairia com o trio elétrico pela primeira vez. O motivo foi o início do tratamento oncológico, após a descoberta do câncer em janeiro do mesmo ano.

No carnaval seguinte, em 2024, o Bloco da Preta voltou para uma edição comemorativa. No entanto, a cantora foi orientada por sua equipe médica a não puxar o trio elétrico, o que fez com que o evento ocorresse em uma casa de festas da Zona Oeste do Rio. 

Preta Gil morreu neste domingo, 20, após dois longos anos de batalha contra o câncer de intestino. A pedido da cantora, seu corpo será velado no Theatro Municipal da capital fluminense, e um cortejo será realizado em cima de um trio elétrico.

A família Gil cuida dos trâmites para o traslado do corpo e, por isso, ainda não se sabe a data do velório. 

Veja a última vez que Preta Gil subiu ao palco em show ao lado do pai, Gilberto Gil, em SP:

Veja a publicação de Eduardo Paes

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade