Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preta Gil tinha decidido voltar ao Brasil para se encontrar com a mãe antes de morrer

Para a cantora, Sandra Gadelha era sua 'inspiração diária'

22 jul 2025 - 10h43
(atualizado às 10h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Preta Gil, cantora de 50 anos, faleceu neste domingo, 20, vítima de câncer de intestino, enquanto retornava ao Brasil para reencontrar sua mãe, Sandra Gadelha.
Preta Gil queria reencontrar a mãe, Sandra Gadelha, no Brasil
Preta Gil queria reencontrar a mãe, Sandra Gadelha, no Brasil
Foto: Reprodução/Instagram

"Minha inspiração diária." Foi assim que Preta Gil descreveu a mãe, Sandra Gadelha, em uma homenagem publicada no último Dia das Mães. Foi justamente para vê-la que a cantora decidiu voltar ao Brasil, após ser avisada de que não havia mais o que ser feito nos Estados Unidos. O encontro não aconteceu. A caminho do aeroporto neste domingo, 20, a artista passou mal e faleceu aos 50 anos, vítima de um câncer de intestino. 

Desde que embarcou para Nova York, em maio, para realizar um tratamento experimental, Preta seguiu rodeada do amor de amigos e familiares. Gilberto Gil e a esposa, Flora Gil, o filho, Francisco, a neta, Sol de Maria, e as amigas Jude Paulla e Carolina Dieckmann foram algumas pessoas queridas que estiveram com a cantora nos seus últimos dias. 

Mesmo com todo o apoio no país norte-americano, Preta queria voltar para a casa, no Rio de Janeiro, e rever os que não puderam visitá-la em Nova York. O nome mais importante é o da mãe, Sandra Gadelha. A relação de amor entre as duas era forte e estava estampada na pele da cantora, que tinha uma tatuagem com o apelido Drão -- eternizado na canção de Gilberto Gil. 

Filha de Drão e Gilberto Gil: veja quem é quem na família de Preta:

O desejo cresceu nos últimos dias, quando Preta recebeu a notícia de que as possibilidades de seu tratamento oncológico tinham se esgotado. Desde que foi ao país, em maio deste ano, ela tentava alternativas experimentais para desacelerar o avanço da doença.

O reencontro entre mãe e filha não foi possível. No domingo, 20, Preta passou mal a caminho do aeroporto, quando se preparava para voltar ao Brasil. Uma ambulância foi chamada para socorrer a artista, mas ela morreu antes mesmo de chegar ao hospital. 

Agora, a família Gil realiza os trâmites para o traslado do corpo de Preta para o Rio de Janeiro. A pedido dela, o velório acontecerá no Theatro Municipal, com um cortejo em cima de um trio elétrico. 

Discreta, a mãe de Preta ainda não falou publicamente sobre a perda da filha. Sandra Gadelha foi casada com Gilberto Gil entre 1969 e 1980 e teve três filhos: Pedro, Preta e Maria Gil. Em 1990, o único filho da união morreu aos 19 anos, vítima de um acidente de carro. 

Foi para a ex-mulher que Gilberto Gil compôs Sandra e Drão, esta última um grande sucesso de sua carreira.

Veja a última vez que Preta Gil subiu ao palco em show ao lado do pai, Gilberto Gil, em SP:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade