PUBLICIDADE

Polybius: o game que teria causado suicídios e desapareceu

Conheça o misterioso arcade que teria causado mortes e suicídios, e desapareceu tão de repente quanto surgiu.

21 fev 2018 - 07h51
(atualizado em 4/8/2018 às 11h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Este é um mistério dos tempos mais arcaicos dos videogames, muito antes da era da internet: o misterioso arcade que teria causado mortes, suicídios e desapareceu tão de repente quanto surgiu. Sim, estamos falando do Polybius, cuja história é tão forte que virou uma série de curtas-metragens chamado The Polybius Conspiracy, dos documentaristas Todd Luoto, Jon Frechette e Dylan Reiff. E, como não poderia deixar de ser, temos um game para PlayStation VR baseado nessa lenda urbana.

Foto: Divulgação

Lançado em 2017 e desenvolvido pelo britânico Jeff Minter, criador de games como Tempest 2000, Space Giraffe, Gridrunner e TxK, Polybius trouxe de volta a lenda urbana que há 25 anos ronda o underground do mundo dos videogames ― e das teorias de conspirações.

A história do Polybius original data de 1981, quando na região do Oregon, EUA, surgiram algumas máquinas que traziam esse arcade que teria causado náuseas, dores de cabeça, pesadelos e até suicídios de jogadores. Os arcades foram removidos por homens de terno preto tão logo as histórias de jogadores apavorados começaram a se espalhar. Ao longo dos últimos 25 anos, a teoria que mais se espalhou foi a de que se tratava de um experimento do governo norte-americano, em especial da CIA, para recrutar jovens soldados ― e qualquer semelhança com o filme The Last Starfighter (1984) não é mera coincidência.

O pior de tudo é que é sabido que a CIA teria de fato programa chamado MKUltra, que teria começado logo após o fim da 2ª Guerra Mundial e que usaria drogas e experimentos eletrônicos para fazer lavagem cerebral e controle da mente em seres humanos. O tal programa seria secreto por ser absolutamente ilegal.

Essa lenda urbana por si só já é um tremendo enredo para game ou para uma investigação de Fox Mulder e do seu Arquivo X, por isso, muito nos admira que ainda não tenham surgido dezenas de jogos com esse tema. E olha que o Polybius já apareceu em quadrinhos como Mortadelo & Salaminho e até nos desenhos animados dos Simpsons. Fuçando um pouco mais, até no final do game Metal Gear Solid 2 há uma referência escondida à lenda urbana. Mas agora esse “erro histórico” foi corrigido diretamente no PlayStation VR.

Confira o gameplay do jogo de Jeff Minter:

“O game é intenso, estressante mesmo, mas nunca desagradável”, garantiu o próprio Jeff Minter. “Particularmente, eu não gosto de jogos que me deixam exausto ao terminá-los, por isso, Polybius será muitíssimo intenso, mas relaxante, quase terapêutico.”

Veja também:

Os mundos de Kingdom Hearts 3, The Evil Within em primeira pessoa - IGN Daily Fix:
Geek
Compartilhar
Publicidade
Publicidade