Ivete bloqueada por 'Príncipe do Gueto' e rixa entre blocos agitam 5º dia do carnaval em Salvador; veja o que rolou
Entre shows e homenagens, polêmicas também chamaram atenção no circuito Dodô
Com mais um dia de grandes atrações e circuitos lotados, o quinto dia do carnaval de Salvador também foi marcado por polêmicas e trocas de farpas. Discussões sobre atraso na saída de blocos, declarações públicas entre artistas e um pedido de desculpas que repercutiu nas redes sociais movimentaram a folia nesta segunda-feira, 16.
Apesar dos episódios que geraram debate, a programação seguiu com shows disputados, homenagens e encontros marcantes entre artistas e foliões. A festa tomou conta dos circuitos com trios elétricos arrastando multidões e camarotes cheios, mantendo o clima que caracteriza o carnaval baiano.
Confira os principais acontecimentos desta segunda-feira:
Ivete emociona multidão e homenageia Preta Gil
Ivete Sangalo levou uma multidão ao circuito Dodô (Barra-Ondina) e transformou a apresentação em um dos pontos altos do dia. Com um repertório repleto de sucessos e momentos de emoção, a cantora reforçou seu posto como um dos maiores nomes da festa.
Durante o desfile, ela prestou homenagens a Margareth Menezes, exaltou Tim Maia ao cantar "Não Quero Dinheiro" e dedicou palavras carinhosas a Preta Gil.
"Eu quero começar abrindo esse dia, que habitualmente, todas as vezes que eu saia na segunda, às vezes ela chegava um pouquinho mais tarde, por causa dos compromissos dela. A segunda-feira era uma certeza que ela estaria aqui me esperando. E ela está aqui me esperando. Não está na matéria, mas está no espírito, está na energia dela. Está nas coisas lindas que ela sempre, nas mensagens. Porque antes de eu vir pra cá, eu ouço as mensagens dela, que ela me mandava", declarou a artista sobre Preta.
Clássicos como "Poeira", "Eva" e "Vampirinha" embalaram o público. Quando "Arerê" começou a tocar, ninguém ficou parado no circuito.
Filhos de Gandhy e Bell Marques trocam farpas sobre horário
O circuito Dodô também foi palco de tensão. O afoxé Filhos de Gandhy cobrou publicamente a saída do Bloco Camaleão, comandado por Bell Marques, prevista para as 16h. A manifestação ocorreu um dia após o cantor criticar o Olodum por atrasos no domingo, 15.
Um porta-voz do afoxé utilizou o microfone para reclamar do horário de início da apresentação.
"O cantor não chegou né. Deixa a gente passar na frente. Cadê Bell? A falta de respeito, os meus chegaram desde 14 horas aqui. Respeitem a gente, respeitem os Filhos de Gandhy. Não venham dar carteirada, fizemos um acordo com Bell para sair 16 horas", afirmou o representante.
Bell respondeu ao subir no trio e garantiu que estava dentro do horário combinado. "Para ser mais preciso, são 15h53. Sem dúvidas, nós somos um dos blocos que menos atrasam no carnaval. Hoje estamos exatamente no horário, talvez uns minutos antes", disse o cantor.
Kannário diz que bloqueou Ivete nas redes
Outra polêmica do dia envolveu Igor Kannário, conhecido como Príncipe do Gueto. O cantor afirmou que bloqueou Ivete Sangalo nas redes sociais após perceber que a artista passou a segui-lo recentemente.
Em entrevista ao perfil Carnaval do Macaco, ele questionou a atitude da cantora. “Rainha é a minha mãe. A única rainha na minha vida é a minha mãe. Eu acho que, 25 anos [de carreira], cara. A Ivete veio me enxergar ontem?”, declarou.
Kannário também afirmou que nunca recebeu apoio da artista e justificou o bloqueio como uma decisão pessoal. “Eu me achei no dever de bloquear, porque se nunca me procurou antes, quando eu estava no meu ‘apertado’, pedindo socorro para sobreviver e ela poderia só dizer assim ‘deixa o menino trabalhar, é um menino bom’. Então não vou seguir de volta”, afirmou.
"Não tenho contato, não faz parte do meu ciclo de amizade, nunca nem falou comigo, nunca curtiu nada do meu show, nunca me convidou para por** nenhuma para por** de nada, por que que tenho que seguir Ivete Sangalo? Máximo respeite Ivete, mas não vou te seguir, vou te bloquear, porque não faço parte do seu ciclo.”
Carla Perez pede desculpas após cena polêmica
Carla Perez também se manifestou depois da repercussão de um vídeo em que aparece nos ombros de um segurança durante o carnaval. A cena ocorreu na despedida do bloco infantil Pipoca/Algodão Doce.
"Eu subi nos ombros do segurança para conseguir ter o contato físico e, portanto, estar mais próxima das minhas crianças, em momentos pontuais do percurso, devido a minha estatura", explicou.
No comunicado, a artista reconheceu o erro e pediu desculpas. "A imagem que ficou é dura, e eu reconheço isso. Ainda que a intenção tenha sido boa, a cena reproduz simbologias que nos atravessam enquanto sociedade. Remete a desigualdades históricas que estruturam o nosso país e que jamais podem ser naturalizadas. Nada justifica".
Xanddy fala sobre emoção na despedida do bloco infantil
Em meio às polêmicas, também houve espaço para emoção. Xanddy comentou o sentimento ao acompanhar Carla Perez na despedida do bloco infantil.
"O Algodão Doce, que depois virou Pipoca Doce, sempre teve uma importância muito grande. Eu tô dizendo pra mim, independente da família, independente de Carla, porque era o único lugar que eu realmente conseguia cantar pras crianças. Eu falava isso a Carla, eu dizia: 'Poxa, eu me emociono tanto, porque eu vejo crianças cantando minha música, famílias felizes e brincando", declarou ao Terra.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval