PUBLICIDADE

Carnaval em Pernambuco: capital do forró se rende à festa de Momo a partir desta quinta

Conhecida pela festa de São João, Caruaru realiza pré-carnaval com polo dedicado à inclusão e valorização de artistas regionais

8 fev 2023 - 17h21
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Abertura do São João Caruaru 2019: cidade é conhecida pelas tradições juninas
Abertura do São João Caruaru 2019: cidade é conhecida pelas tradições juninas
Foto: Jorge Farias/Divulgação PMC

A cidade de Caruaru é conhecida pelas tradições juninas, quando se enfeita para celebrar os santos Antônio, João e Pedro, em festas regadas a muito forró e comida de milho que atrai os olhares de todo o Brasil. Mas a partir desta quinta, 9, a capital do Agreste - como também é conhecida - vai se render à folia profana do rei Momo. 

Com seis polos de animação, a programação do pré-carnaval de Caruaru acontece até o sábado, 11, e tem a multiculturalidade como principal atrativo. Bandas como Cheiro de Amor e Fulô de Mandacaru, além de atrações locais e regionais, se apresentarão para as cerca de 150 mil pessoas esperadas nos três dias de festa.

"Lançamos uma programação bem dinâmica, com atrações que atendem desde o público infantil até os mais idosos. Ficará para a história da cidade, com muita folia, segurança, animação, giro na economia", destaca o presidente da Fundação de Cultura da Prefeitura de Caruaru, Rafael Martiniano. "Sem dúvidas, mais um evento na nossa cidade, que ajuda ainda mais na consolidação da data no estado de Pernambuco", acrescenta o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Polo Inclusão 

Um dos polos da festa será dedicado às pessoas com deficiência (PCD). Promovido pela Coordenação de Promoção à Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa, o Polo Inclusão na Folia acontece no sábado, 11, das 10h às 20h, na rua dos Expedicionários, área central da cidade. 

Na programação estão incluídas apresentações culturais de artistas da região protagonizadas também por pessoas com deficiência e idosos.

"Caruaru possui uma população expressiva de PCDs e idosos, então, promover esse evento possibilitando acessibilidade para esse público é uma realização", afirma Dayse Silva, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. 

Programação do pré-carnaval multicultural de Caruaru

  • Quinta, 09/02

• 19h - Banda Pinguim

  • Sexta, 10/02

• 19h - Maestro Spok

• 21h - Cheiro de Amor

  • Sábado, 11/02

• 11h30 - Bateria da Escola de Samba da Mocidade Independente de Padre Miguel (RJ)

• 13h - Banda Fulô de Mandacaru 

• 18h - Bia Villa Chan

Como chegar

Turistas que já estiverem em Pernambuco para celebrar um dos maiores carnavais do País contam com mais esta opção para iniciar os festejos antes da hora. A distância entre Caruaru e a capital do estado é de 135 quilômetros, com tempo de viagem estimado em 2 horas, pela BR-232. 

No entanto, obras de ampliação da rodovia, na altura da saída do Recife, têm dificultado o fluxo de veículos em alguns horários e trechos próximos à capital. Também é possível chegar por via área, por meio de voo operado pela Azul Conecta, que aterrissa diariamente no Aeroporto Oscar Laranjeira.    

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade