PUBLICIDADE

Buscando abraços, Juan Carlos da Espanha se encontra com o filho Rei Felipe

23 mai 2022 15h26
ver comentários
Publicidade

O Rei Felipe, da Espanha, se reuniu com seu pai, Juan Carlos, em um encontro discreto e particular na residência real nesta segunda-feira, o primeiro desde que o antigo rei deixou o país em 2020 sob uma nuvem de escândalos que ainda paira sobre seu reinado.

Perguntado sobre o que esperava do encontro ao deixar a cidade de Sanxenxo, no noroeste da Espanha, onde passou os primeiros quatro dias de sua viagem participando de uma regata, Juan Carlos, de 84 anos, disse docilmente: "Abraços".

O Rei Felipe se distanciou do pai, que é visto como um risco para a coroa, mesmo após procuradores suspenderem em março as investigações sobre seus acordos financeiros por conta da insuficiência de evidências.

Uma vez celebrado por seu papel na transição democrática da Espanha, a popularidade de Juan Carlos despencou na última década por conta de uma série de escândalos. Ele abdicou do trono em 2014.

"Ele perdeu uma oportunidade, a oportunidade que os espanhóis esperavam, para dar explicações e pedir perdão", disse a porta-voz do governo, Isabel Rodriguez, à estação de rádio RNE na segunda-feira.

Perguntado por jornalistas no domingo se iria se explicar, Juan Carlos respondeu "Explicar o quê?".

Juan Carlos deixou a Espanha em agosto de 2020 citando seu desejo em permitir que seu filho reinasse sem ser perturbado depois que procuradores começaram a investigar acusações de propinas em um contrato para a construção de uma ferrovia de alta velocidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade