'O Agente Secreto' vence Spirit Awards como melhor filme internacional
Antes do Oscar, longa com Wagner Moura ainda disputará Bafta
O filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, e estrelado por Wagner Moura, venceu a 41ª edição do Film Independent Spirit Awards na categoria melhor filme internacional.
A cerimônia, que contou com as presenças do cineasta e do ator, ocorreu na noite de domingo (15), nos Estados Unidos.
Mendonça Filho dedicou a honraria ao ator alemão Udo Kier, que participou do elenco de "O Agente Secreto" e faleceu em novembro passado.
O Film Independent Spirit Awards é voltado a produções com orçamento máximo de US$ 35 milhões, sendo considerado um bom indicador na corrida ao Oscar, para o qual, "O Agente Secreto" foi indicado a quatro categorias na edição de 2026. O evento da maior premiação do cinema mundial está marcado para 15 de março.
Antes disso, no próximo domingo (22), o filme brasileiro também disputará duas indicações ao British Academy Film Awards (Bafta).
A obra que traz Moura como protagonista foi indicada ao Bafta na categoria melhor filme em língua não inglesa, ao lado de "Foi Apenas um Acidente", "Valor Sentimental", "Sirât" e "The Voice of Hind Rajab".
A produção também disputa o prêmio de melhor roteiro original, concorrendo com "I Swear", "Marty Supreme", "Valor Sentimental" e "Pecadores".
"O Agente Secreto" acompanha a história do professor universitário Marcelo (Moura), que nos anos 1970, retorna a Recife, após anos fora.