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Veja quanto podem custar 24 carros com as novas reduções

Fizemos uma simulação de preço de 24 carros que podem custar menos de R$ 100 mil, considerando só os impostos (ainda podem cair mais)

26 mai 2023 - 11h56
(atualizado às 12h19)
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Peugeot 208: dependendo dos equipamentos, pode cair para cerca de R$ 62 mil
Peugeot 208: dependendo dos equipamentos, pode cair para cerca de R$ 62 mil
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Fizemos uma simulação de quanto podem custar 24 carros que podem cair para menos de R$ 100 mil, considerando reduções aproximadas de 11% a 1%, conforme as novas regras que o governo anunciou.

Nesta simulação, criamos faixas de R$ 5 mil para as reduções, pois o governo informou que a isenção de impostos será maior para os carros que custarem menos e forem mais eficientes e tiverem mais peças nacionais.

"Sem saber exato o texto da lei fica difícil fazer uma previsão", comenta Cassio Pagliarini, da Bright Consulting. "Falam em redução de 1,5% a 10,79%, mas não sei se é na alíquota ou no preço." De qualquer forma, ele acrescenta: "A definição de preço é atribuição do fabricante: ele pode inclusive decidir dar uma redução adicional como ação promocional, quem sabe..." 

Por isso, estamos falando aqui de uma referência inicial, porque nessa simulação não consideramos fatores como eficiência energética e nível de nacionalização dos produtos; apenas os preços praticados hoje. Além disso, os valores podem cair muito mais com a retirada de equipamentos.

"Também não sabemos qual a influência do preço, da eficiência energética e do conteúdo local na conta", confirma Pagliarini. "Só com a lei publicada poderemos saber como a renúncia fiscal é influenciada por todos esses atributos."

Podemos prever uma nova guerra de preço entre as montadoras e não será surpresa ver carros que hoje custam mais de R$ 130 mil caírem para menos de R$ 120 mil com a retirada dos equipamentos. Também é importante ressaltar que há casos em que a redução de 10% nos impostos não significa 10% no preço.

Por isso, a lista que publicamos abaixo é apenas uma simulação que serve como uma referência inicial para a futura guerra de preços das montadoras.

Redução de 11%

Fiat Mobi - de R$ 68.990 para R$ 61.401

Renault Kwid - de R$ 68.990 para R$ 61.401

Peugeot 208 - de R$ 69.990 para R$ 62.291

Redução de 10%

Fiat Mobi Trekking - de R$ 72.290 para R$ 65.061

Citroën C3 - de 72.990 para R$ 65.691

Redução de 9%

Fiat Argo - de R$ 79.79 para R$ 72.609

Renault Stepway - de R$ 79.990 para R$ 72.791

Redução de 8%

Volkswagen Polo Track - de R$ 81.370 para R$ 74.860

Hyundai HB20 - de R$ 82.290 para R$ 75.707

Chevrolet Onix - de R$ 84.390 para R$ 77.639

Fiat Cronos - de R$ 84.790 para R$ 78.007

Redução de 7%

Volkswagen Polo MPI - de R$ 86.390 para R$ 80.343

Renault Logan - de R$ 89.560 para R$ 83.291

Redução de 6%

Hyundai HB20S - de R$ 91.890 para R$ 86.377

Volkswagen Saveiro - de R$ 94.490 para R$ 88.821

Chevrolet Onix Plus - de R$ 96.390 para R$ 90.607

Redução de 5%

Toyota Yaris - de 97.990 para R$ 93.091

Peugeot Partner Rapid - de R$ 98.781 para R$ 93.842

Fiat Strada Endurance - de 99.990 para R$ 94.991

Redução de 4%

Fiat Pulse de R$ 100.990 para R$ 96.950

Nissan Versa Sense - de R$ 101.190 para R$ 97.142

Peugeot 2008 - de R$ 102.990 para R$ 98.870

Chevrolet Spin - de R$ 103.990 para R$ 99.830

Volkswagen Virtus - de R$ 104.390 para R$ 100.214

Guia do Carro
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