PUBLICIDADE

Nova geração do Toyota Yaris aparece em testes na Tailândia

Prevista para estrear em 2022 na Tailândia, nova geração do Toyota Yaris contará com nova plataforma modular e uma inédita versão híbrida

9 mai 2022 - 10h14
(atualizado às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Nova geração do Toyota Yaris em testes na Tailândia
Nova geração do Toyota Yaris em testes na Tailândia
Foto: Khun Phol Wassaphol/Headlightmag

O Toyota Yaris terá novidades em breve na Tailândia. Com uma nova plataforma modular e até mesmo uma possível versão híbrida, a nova geração do modelo foi flagrada pela primeira vez em testes no país asiático. O novo Toyota Yaris está previsto para estrear no terceiro trimestre deste ano, inicialmente com carroceria sedã. As informações e imagens foram divulgadas pelo site tailandês Headlightmag.

A atual geração do Toyota Yaris é vendida desde 2013 na Tailândia e em outros países asiáticos com o nome de Toyota Vios. Oferecido em carrocerias hatch e sedã, o Yaris atual já recebeu duas reestilizações localmente, e é um carro diferente do Yaris vendido na Europa e no Japão. No Brasil, o Toyota Yaris foi lançado somente em 2018.

Nova geração do Toyota Yaris em testes na Tailândia
Nova geração do Toyota Yaris em testes na Tailândia
Foto: Khun Phol Wassaphol/Headlightmag

As primeiras imagens não revelam muito sobre o design do novo Yaris. Ainda bastante camuflado, o novo sedã deve seguir a identidade visual dos lançamentos mais recentes da montadora japonesa, com elementos do conceito DN F-Sedan. Desenvolvida em parceria com a Daihatsu, a nova geração do Toyota Yaris vai trocar a plataforma do finado Etios pela base modular DNGA do SUV compacto Daihatsu Rocky.

Daihatsu DN F Sedan Concept
Daihatsu DN F Sedan Concept
Foto: Daihatsu/Divulgação

Voltada para modelos compactos, ela é uma versão simplificada da TNGA, utilizada pelo atual Corolla sedã e pelo SUV Corolla Cross, ambos já produzidos no Brasil. Com a nova plataforma, são esperadas melhorias dinâmicas e de segurança para o novo Yaris. Por dentro, o modelo deve ganhar novos equipamentos e recursos tecnológicos já utilizados em outros carros da marca japonesa. O acabamento também pode receber melhorias em relação ao modelo atual. A maior novidade, no entanto, ficará para debaixo do capô.

Cada vez mais focada em eletrificação, a Toyota vai equipar o novo Yaris pela primeira vez com motorização híbrida. De acordo com informações da imprensa asiática, a nova geração do compacto pode contar com o motor 1.5 aspirado do Toyota Prius C e Acqua, que funciona em conjunto com um motor elétrico. Ele será concorrente do recém-lançado Honda City e:HEV. 

A nova versão, no entanto, só deve chegar ao mercado um ano depois, em 2023. Isso se a crise dos semicondutores não adiar os planos da montadora japonesa. Além disso, o site tailandês também indica que o novo Toyota Yaris deve contar com um motor 1.2 a gasolina aspirado nas demais versões. Inicialmente, o modelo deve estrear apenas na carroceria sedã, enquanto o Yaris hatch deve ser lançado em outro momento.

A nova geração do Toyota Yaris ainda não tem data para chegar ao mercado brasileiro, uma vez que o futuro do modelo é incerto no país. Lançado em 2018 no Brasil, o Yaris recebeu uma reestilização em janeiro deste ano, mas pode ser substituído por um novo SUV menor do que o Corolla Cross. Dentre as possibilidades, estão um modelo inédito com base Daihatsu, ou o Yaris Cross, que estreou recentemente no mercado europeu.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade