PUBLICIDADE

Filtro de ar: o que é, para que serve e quando você deve trocar

Não realizar a manutenção correta desse item pode ocasionar problemas de desempenho e consumo no seu veículo; veja dicas de especialista

5 fev 2024 - 12h55
(atualizado às 13h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Troca de filtro de ar: procedimento importante para o carro
Troca de filtro de ar: procedimento importante para o carro
Foto: Valvoline / Guia do Carro

O filtro de ar é um item muito importante para o bom desempenho e funcionamento do motor por ser ele que impede a entrada de impurezas, como poeira, sujeira e outros resíduos no sistema de admissão de ar do motor. Porém, muitos motoristas, seja por falta de informação ou negligência, acabam não realizando a troca periódica do filtro, o que pode acarretar muitos problemas.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância e os cuidados com o filtro de ar, o Guia do Carro conversou com a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix.

“O filtro de ar do carro funciona como um guardião do motor, desempenhando um papel importante, mas ainda desconhecido por alguns motoristas”, diz Luciana.

O que é o filtro de ar do carro?

O filtro de ar é um componente localizado no sistema de admissão de ar do veículo. Existem diferentes tipos de filtros de ar, sendo os mais comuns os de papel, espuma e algodão.

Luciana Félix: dicas sobre a troca de filtro de ar
Luciana Félix: dicas sobre a troca de filtro de ar
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

Qual a importância e funções do filtro de ar?

Sua função principal é filtrar o ar que entra no motor, removendo partículas como poeira, sujeira e detritos antes que o ar alcance os cilindros do motor. Além disso, ele contribui para a eficiência do combustível, garantindo uma mistura adequada de ar e combustível para a combustão, gerando assim uma economia de combustível.

Como ele pode impactar no desempenho e eficiência do carro?

Um filtro de ar sujo ou com prazo de substituição vencido, ao recomendado no manual do carro, pode reduzir o fluxo de ar, diminuindo a eficiência do motor e aumentando o consumo de combustível.

Quando deve ser realizada a troca do filtro de ar?

Recomenda-se substituir o filtro de ar entre 10.000 km e 15.000 km, mas em áreas com alta concentração de poeira ou condições severas de condução, a troca pode ser necessária com mais frequência. Os principais sinais de que chegou a hora de substituir o filtro de ar são redução no desempenho do veículo e aumento no consumo de combustível.

“Sempre recomendo que o motorista realize a manutenção preventiva do veículo para evitar problemas maiores, e caso suspeite que algo está errado, procure uma oficina de sua confiança”, finaliza Luciana.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade