Avaliação: Ford Ranger Storm 4x4 brilha no custo-benefício
Mesmo com a chegada das novas versões Black e FX4, Ranger Storm continua sendo a picape de melhor custo-benefício na linha Ford 2023
Quando a Ranger Storm 4x4 foi lançada pela Ford, em 2020, a picape agradou em cheio porque trouxe muitas qualidades técnicas e abriu mão de certos itens para ter um preço competitivo. Depois da Storm, entretanto, a Ford Ranger ganhou mais duas versões interessantes: a Black 4x2 (para uso mais urbano) e FX4 (com a mesma mecânica da Storm, porém muito mais equipada).
Bem, chegou a hora de vermos se a Storm 4x4 ainda vale a pena. E a resposta é sim. Vale a pena porque seus atributos de utilização off-road não impactam de forma negativa na cidade a ponto de desmerecê-la (embora tire um pouco do conforto de rodagem), e na estrada ela anda bem. Além disso, a Ranger Storm 4x4 custa R$ 255.090, portanto se posiciona entre a Ranger Black 4x2 (R$ 220.490) e a Ranger FX4 (R$ 291.990).
Claro que a Ranger Black é muito mais barata (-34.600 reais), porém seu motor é 2.2 de 160 cv e a tração é sempre 4x2 (traseira). Atende bem ao seu nicho, mas a Ranger Storm traz atrativos na horal de vender, quando for o caso. Em relação à novíssima Ranger FX4, a Ranger Storm tem a vantagem de ser muito mais em conta (-36.900 reais).
Mas a Ford Ranger Storm tem predicados de conforto, segurança e conectividade para "comprar essa briga”? Bem, a Ranger Storm não tem luxo. Os bancos são de tecido (bastante confortáveis), o acabamento é simples e é assim que ela se impôs em seu nicho.
Bastam alguns quilômetros ao volante da Ranger Storm para ficar claro que ela é menos dócil do que a Ranger Black na cidade, devido aos pneus off-road. Por isso, ela só mostra sua verdadeira face quando pega uma terra. Mas é sempre bom saber que a Ranger tem controle eletrônico de tração, que é útil também na estrada de asfalto.
Para quem gosta de andar no barro, na lama, desbravar uma trilha ou atravessar um riacho, a picape é perfeita. Os pneus All Terrain Plus têm blocos grandes para drenagem de água, lama e areia. Os sulcos foram desenhados para expulsar as pedras que grudam em outros tipos de pneus. Eles também têm as laterais reforçadas contra impactos. Ou seja: uma grande vantagem perante alguns SUVs que não se adaptam bem na terra.
O ângulo de saída da Ranger Storm é de 26 graus, menos do que o de um Jeep Compass Trailhawk (33 graus). Já o ângulo central é muito bom (25 graus), melhor que o do Compass (23,7) e superior também ao de outras picapes. O snorkel é opcional, portanto não é preciso gastar dinheiro com ele se não houver necessidade. A Ranger Storm tem santantônio ao longo da caçamba, facilitando a tarefa de amarrar objetos grandes. São oito ganchos. Os estribos laterais também são ótimos.
Os pneus Pirelli para uso 60% off-road e 40% on-road interferem na dinâmica da picape, pois a entrega de conforto em pisos lisos é menor. Em compensação, raramente patinam em terrenos ruins. Um pouco de areia fofa também demonstra que a Ranger Storm é mais confiável para rodar em algumas praias do que a Ranger Black 4x2.
O motor 3.2 tem um torque poderoso, de 470 Nm. E ele surge cedo, a 1.750 rpm, de forma que a Ranger Storm vai dar alguns trancos se o motorista não dosar o pé. Lembre-se que a picape foi feita para enfrentar terrenos ruins. A potência de 200 cv está totalmente disponível a 3.000 rpm. Assim, a Ranger Storm desenvolve boa velocidade na estrada e proporciona viagens relativamente rápidas.
O câmbio é automático de 6 marchas. A troca do modo de tração (4x2, 4x4 ou 4x4 Low) é muito simples, basta girar um pequeno botão que fica do lado esquerdo da alavanca de câmbio. Em termos de custo-benefício, a Ranger Storm é a versão mais bem posicionada da picape.
Na mesma linha dela, sem exageros de equipamentos de luxo ou detalhes estéticos desnecessários, porém para uso na cidade e em estradas de asfalto, a Ranger Black é uma ótima opção. O consumidor pode ter a tração 4x4, pneus mais confortáveis e alguns mimos na Ranger XLS, que é um pouco mais barata (R$ 251.590), mas vai perder a força e a potência do motor 3.2.
| ITEM | CONCEITO | NOTA |
| MOTOR | Ótimo | 9 |
| CÂMBIO | Ótimo | 9 |
| SUSPENSÃO E FREIOS | Ótimo | 9 |
| SEGURANÇA | Muito bom | 8 |
| EQUIPAMENTOS | Muito bom | 7,5 |
| ERGONOMIA | Bom | 7 |
| MULTIMÍDIA | Ótimo | 9 |
| CAÇAMBA | Ótimo | 10 |
| ACABAMENTO | Bom | 7 |
| DESIGN | Muito bom | 8,5 |
| VEREDICTO | Muito bom | 8,4 |
Os números
Preço: R$ 255.090
Motor: 3.2 turbodiesel
Potência: 200 cv a 3.000 rpm
Torque: 470 Nm de 1.750 a 2.500 rpm
Câmbio: 6 marchas AT
Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida
Comprimento: 5,354 m
Largura: 1,860 m
Altura: 1,821 m
Entre-eixos: 3,220 m
Vão livre: 232 mm
Ângulo de entrada: 28 graus
Ângulo de saída: 27 graus
Peso: 2.230 kg
Pneus: 265/65 R7
Caçamba: 1.180 litros
Capacidade de carga: 1.040 kg
Tanque: 80 litros
0-100 km/h: 11s6
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo cidade: 8,6 km/l
Consumo estrada: 9,9 km/l
Emissão de CO2: 219 g/km