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Avaliação: Ford Ranger Storm 4x4 brilha no custo-benefício

Mesmo com a chegada das novas versões Black e FX4, Ranger Storm continua sendo a picape de melhor custo-benefício na linha Ford 2023

26 abr 2022 - 12h36
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Ford Ranger Storm 4x4: liberdade para rodar no litoral.
Ford Ranger Storm 4x4: liberdade para rodar no litoral.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Quando a Ranger Storm 4x4 foi lançada pela Ford, em 2020, a picape agradou em cheio porque trouxe muitas qualidades técnicas e abriu mão de certos itens para ter um preço competitivo. Depois da Storm, entretanto, a Ford Ranger ganhou mais duas versões interessantes: a Black 4x2 (para uso mais urbano) e FX4 (com a mesma mecânica da Storm, porém muito mais equipada).

Bem, chegou a hora de vermos se a Storm 4x4 ainda vale a pena. E a resposta é sim. Vale a pena porque seus atributos de utilização off-road não impactam de forma negativa na cidade a ponto de desmerecê-la (embora tire um pouco do conforto de rodagem), e na estrada ela anda bem. Além disso, a Ranger Storm 4x4 custa R$ 255.090, portanto se posiciona entre a Ranger Black 4x2 (R$ 220.490) e a Ranger FX4  (R$ 291.990).

Claro que a Ranger Black é muito mais barata (-34.600 reais), porém seu motor é 2.2 de 160 cv e a tração é sempre 4x2 (traseira). Atende bem ao seu nicho, mas a Ranger Storm traz atrativos na horal de vender, quando for o caso. Em relação à novíssima Ranger FX4, a Ranger Storm tem a vantagem de ser muito mais em conta (-36.900 reais).

Mas a Ford Ranger Storm tem predicados de conforto, segurança e conectividade para "comprar essa briga”? Bem, a Ranger Storm não tem luxo. Os bancos são de tecido (bastante confortáveis), o acabamento é simples e é assim que ela se impôs em seu nicho.

Ford Ranger Storm 4x4: santantônio acompanha toda a caçamba.
Ford Ranger Storm 4x4: santantônio acompanha toda a caçamba.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Bastam alguns quilômetros ao volante da Ranger Storm para ficar claro que ela é menos dócil do que a Ranger Black na cidade, devido aos pneus off-road. Por isso, ela só mostra sua verdadeira face quando pega uma terra. Mas é sempre bom saber que a Ranger tem controle eletrônico de tração, que é útil também na estrada de asfalto.

Para quem gosta de andar no barro, na lama, desbravar uma trilha ou atravessar um riacho, a picape é perfeita. Os pneus All Terrain Plus têm blocos grandes para drenagem de água, lama e areia. Os sulcos foram desenhados para expulsar as pedras que grudam em outros tipos de pneus. Eles também têm as laterais reforçadas contra impactos. Ou seja: uma grande vantagem perante alguns SUVs que não se adaptam bem na terra.

Ford Ranger Storm 3.2 AT 4x4.
Ford Ranger Storm 3.2 AT 4x4.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O ângulo de saída da Ranger Storm é de 26 graus, menos do que o de um Jeep Compass Trailhawk (33 graus). Já o ângulo central é muito bom (25 graus), melhor que o do Compass (23,7) e superior também ao de outras picapes. O snorkel é opcional, portanto não é preciso gastar dinheiro com ele se não houver necessidade. A Ranger Storm tem santantônio ao longo da caçamba, facilitando a tarefa de amarrar objetos grandes. São oito ganchos. Os estribos laterais também são ótimos. 

Os pneus Pirelli para uso 60% off-road e 40% on-road interferem na dinâmica da picape, pois a entrega de conforto em pisos lisos é menor. Em compensação, raramente patinam em terrenos ruins. Um pouco de areia fofa também demonstra que a Ranger Storm é mais confiável para rodar em algumas praias do que a Ranger Black 4x2.

O motor 3.2 tem um torque poderoso, de 470 Nm. E ele surge cedo, a 1.750 rpm, de forma que a Ranger Storm vai dar alguns trancos se o motorista não dosar o pé. Lembre-se que a picape foi feita para enfrentar terrenos ruins. A potência de 200 cv está totalmente disponível a 3.000 rpm. Assim, a Ranger Storm desenvolve boa velocidade na estrada e proporciona viagens relativamente rápidas.

Ford Ranger Storm 4x4: opção também para a cidade.
Ford Ranger Storm 4x4: opção também para a cidade.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O câmbio é automático de 6 marchas. A troca do modo de tração (4x2, 4x4 ou 4x4 Low) é muito simples, basta girar um pequeno botão que fica do lado esquerdo da alavanca de câmbio. Em termos de custo-benefício, a Ranger Storm é a versão mais bem posicionada da picape.

Na mesma linha dela, sem exageros de equipamentos de luxo ou detalhes estéticos desnecessários, porém para uso na cidade e em estradas de asfalto, a Ranger Black é uma ótima opção. O consumidor pode ter a tração 4x4, pneus mais confortáveis e alguns mimos na Ranger XLS, que é um pouco mais barata (R$ 251.590), mas vai perder a força e a potência do motor 3.2.

Ford Ranger Storm 3.2 AT 4x4.
Ford Ranger Storm 3.2 AT 4x4.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
GUIA DO CARRO / FORD RANGER STORM 4X4
ITEMCONCEITONOTA
MOTORÓtimo9
CÂMBIOÓtimo9
SUSPENSÃO E FREIOSÓtimo9
SEGURANÇAMuito bom8
EQUIPAMENTOSMuito bom7,5
ERGONOMIABom7
MULTIMÍDIAÓtimo9
CAÇAMBAÓtimo10
ACABAMENTOBom7
DESIGNMuito bom8,5
VEREDICTOMuito bom8,4
Ford Ranger Storm, uma picape para quem curte off-road:

Os números

Preço: R$ 255.090

Motor: 3.2 turbodiesel

Potência: 200 cv a 3.000 rpm

Torque: 470 Nm de 1.750 a 2.500 rpm

Câmbio: 6 marchas AT

Tração: 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida

Comprimento: 5,354 m

Largura: 1,860 m

Altura: 1,821 m

Entre-eixos: 3,220 m

Vão livre: 232 mm

Ângulo de entrada: 28 graus

Ângulo de saída: 27 graus

Peso: 2.230 kg

Pneus: 265/65 R7

Caçamba: 1.180 litros

Capacidade de carga: 1.040 kg

Tanque: 80 litros

0-100 km/h: 11s6

Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo cidade: 8,6 km/l

Consumo estrada: 9,9 km/l

Emissão de CO2: 219 g/km

Guia do Carro
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