Vivo inaugura espaço para inovação e experiência digital
Com 1.500 m², o Vivo Digital Labs tem área de descompressão, horta automatizada, meditação, minigolfe e arena para eventos
Com o objetivo de acelerar sua transformação digital, a Vivo inaugurou nessa segunda-feira (16) em São Paulo um espaço criado para contribuir com a inovação, criatividade, flexibilidade e troca de experiências entre os profissionais da empresa.
Além de áreas de descompressão e laboratório de user experience, o Vivo Digital Labs tem 12 salas - sem portas para facilitar a integração - para os colaboradores trabalharem em Squads (esquadrões), times multidisciplinares que atuam por projeto.
“Queremos pessoas diferentes dando opinião em um mesmo projeto. Montamos um espaço que expressasse e facilitasse isso. Então, no final do dia, esperamos que um ambiente como esse faça com que aumente a produtividade, que a gente entenda melhor o consumidor”, diz Ricardo Sanfelice, vice-presidente de Estratégia Digital e Inovação.
O novo espaço de 1.500 m2 fica no prédio da Vivo na avenida Doutor Chucri Zaidan, Zona Sul da cidade, e é ocupado por 230 colaboradores das equipes de transformação digital da Vivo. Os times desenvolvem, testam, verificam as falhas e aprimoram os recursos dos aplicativos e de outros canais de atendimento digital da Vivo.
“O Vivo Digital Labs é a síntese do ‘espírito de startup’ que queremos fomentar na Vivo, como parte da nossa transformação digital. Criamos um ambiente disruptivo para os nossos colaboradores que privilegia o uso de técnicas e metodologias inovadoras, estimulando agilidade, criatividade e inovação, sempre com foco em oferecer a melhor experiência para nossos clientes”, afirma Christian Gebara, Chief Operating Officer (COO) da Vivo. Esta metodologia de trabalho adotada há dois anos pela empresa é inspirada em startups de sucesso do Vale do Silício.
Experiência do consumidor
Em março, o Meu Vivo registrou 15 milhões de usuários únicos e a empresa quer digitalizar as jornadas do consumidor cada vez mais. “Hoje em dia qualquer pessoa quer ter autoatendimento. Muitas vezes, as pessoas não querem ligar no call center, ir a uma loja. Elas querem resolver em um aplicativo”, diz o diretor de experiência digital da Vivo, Fernando Moulin.
No laboratório de user experience do novo espaço, os testes de usabilidade dos serviços com clientes serão mais ágeis e a equipe de tecnologia acompanhará tudo de perto. “A gente tem aqui a sala de testes de usabilidade com clientes. Ela é muito importante, porque é muito legal você poder receber os clientes dentro da Vivo e ver como eles navegam. Isso serve como uma das premissas para refazer as jornadas digitais”, afirma Moulin.
O Espaço
O conceito do Vivo Digital Labs, que foi assinado pelo arquiteto André Detanico, engloba inovação, mobilidade, contemporaneidade, tecnologia e integração com o ambiente urbano. Além dos espaços para Squads e do user experience, o ambiente tem command center, sala com 16 telas de monitoramento dos indicadores dos projetos em andamento, salas individuais e de reunião, com recursos de áudio e vídeo e telepresença.
A área de descompressão inclui mesa de bilhar, console de videogames com óculos de realidade virtual, minigolfe, sala para meditação e prática de yoga, espaço de café e uma horta totalmente automatizada para que colaboradores e visitantes possam colher e fazer seus próprios chás.
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