Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após 20 anos, SpaceX vai abrir seu capital; foi preciso 1,5 trilhão de dólares para convencer Elon Musk

Seria a maior abertura de capital da história para uma empresa estadunidense

22 dez 2025 - 15h18
(atualizado em 22/12/2025 às 16h12)
Compartilhar
Foto: Xataka

Se tem algo que Elon Musk vem repetindo desde antes de a Starship se chamar Starship é que a SpaceX não abriria o capital até que seu gigantesco foguete com destino a Marte estivesse voando regularmente. A justificativa era que Wall Street prefere planos de lucratividade de curto prazo a planos multigeracionais para colonizar Marte.

Mas o roteiro mudou: a SpaceX se prepara para entrar na bolsa, e o motivo não é financiar a viagem ao planeta vermelho. A companhia faz isso porque precisa de muito capital para "algo mais" além de Starship e Starlink.

A maior IPO dos EUA

Segundo a Bloomberg, a SpaceX planeja lançar uma Oferta Pública de Venda (IPO) no final de 2026 ou início de 2027. A empresa busca uma avaliação de 1,5 trilhão de dólares e mais de 30 bilhões em caixa, números que representariam a maior abertura de capital da história dos EUA, perto do recorde global estabelecido pela Saudi Aramco em 2019.

Musk vem, há dias, deixando pistas no X sobre essa mudança de estratégia. Quando surgiram os primeiros rumores sobre uma rodada de financiamento que avaliava a empresa em 800 bilhões, o bilionário negou, esclarecendo que "os aumentos de avaliação dependem do progresso de Starship, Starlink... e de mais uma coisa, que possivelmente é, de longe, a mais significativa". 

O que se deduz dos últimos tuítes de Musk é que a SpaceX quer levantar muito capital com sua abertura para realizar algo que vai além de Starship e Starlink: desenvolver centros de dados espaciais. A lógica, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Um míssil soviético está destruindo os helicópteros da Ucrânia; o problema é que não é russo: vem do Ocidente

Ao contrário dos millennials, a Geração Z evita a "ressaca": eles sabem que o álcool afeta o cérebro e a produtividade

Falha catastrófica em órbita: satélite de Elon Musk explode e inicia mergulho descontrolado na atmosfera

Um jogador planejava comprar um PC gamer com 32 GB de RAM, mas acabou comprando o dobro: 8 meses depois, ele não se arrepende nem um pouco da decisão

Um casal se aposenta antes dos 40 anos, em parte graças à "gamificação": não ligam o aquecimento no inverno e nunca carregam o smartphone em casa

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra