Uma teoria da conspiração diz que todos os instrumentos do mundo estão desafinados; e, claro, isso inclui os nazistas
Por que afinamos nossos instrumentos dessa maneira? Alguns acreditam que a resposta é clara: os nazistas.
Você pode não saber, mas há pessoas convencidas de que você ouviu música "errada" a vida toda. Não só você. Todo mundo. E não por uma questão de gosto ou um problema com as bandas, mas por causa da forma como afinamos nossos instrumentos. Na opinião delas, usamos a referência errada (em hertz) há décadas, como resultado de um plano maquiavélico nazista para distorcer as consciências.
Tudo se resume a um dilema: 432 Hz ou 440 Hz?
Sobre Hertz, nazistas e conspirações
A esta altura do filme, qualquer um diria que é difícil se surpreender com teorias da conspiração. E com razão. Teóricos da conspiração passaram décadas defendendo todo tipo de conjecturas sobre o fim do mundo ou planos diabólicos de controle populacional.
Se há uma coisa que a teoria da conspiração tem, no entanto, é uma capacidade infinita de surpreender, como demonstra claramente uma teoria que vem causando furor nos últimos anos. Sua premissa é certamente surpreendente: afinamos nossos instrumentos musicais incorretamente há décadas, e fazemos isso por causa de um plano nazista.
Um pouco de história
Antes de mergulharmos na teoria da conspiração, vale a pena relembrar um pouco de história. Hoje, podemos estar acostumados com (quase) todos os músicos e orquestras afinando da mesma forma, o que basicamente significa que todas as notas "A" (Dó, Ré, Mi ou qualquer outra) soam iguais; mas nem sempre foi assim. James Felton, da IFL ...
Matérias relacionadas