‘TikTok continua sendo maior que Facebook ou Instagram’, admite Mark Zuckerberg em tribunal
Fundador da Meta defendeu em tribunal a compra do Instagram e do Whatsapp
Mark Zuckerberg admitiu nesta quarta-feira, 16, em depoimento a um tribunal federal em Washington, que o TikTok é melhor que as redes sociais da Meta. “Não me agrada que nossos competidores estejam melhores que nós”, afirmou o CEO, reconhecendo que a plataforma chinesa superou tanto o Facebook quanto o Instagram em popularidade. As informações foram divulgadas pela agência de notícias internacional AFP.
Zuckerberg está no centro de um julgamento que pode obrigar a Meta a se desfazer de duas de suas principais aquisições: Instagram e WhatsApp. A ação é movida pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC), que acusa a empresa de ter comprado os dois aplicativos há mais de uma década para neutralizar a concorrência.
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Durante o depoimento, Zuckerberg alegou que Instagram e WhatsApp não teriam crescido como cresceram sem o suporte da Meta. "É muito difícil chegar a esse tamanho. Temos que inovar e resolver muitos problemas técnicos, organizacionais e jurídicos", disse. Em relação ao WhatsApp, o executivo afirmou que o app era tecnicamente bom, mas seus fundadores “não tinham ambição suficiente”.
Estratégia: criar ou comprar?
A FTC argumenta que, ao adquirir o Instagram por US$ 1 bilhão em 2012 e o WhatsApp por US$ 19 bilhões em 2014, a Meta eliminou ameaças imediatas ao seu domínio. Zuckerberg rejeita a acusação e afirma que a motivação foi complementar o que a empresa já estava desenvolvendo — e não extinguir potenciais rivais. “A intenção nunca foi tirar o Instagram dos usuários ou torná-lo pior”, garantiu.
A ex-diretora de operações da Meta, Sheryl Sandberg, também depôs, destacando que a empresa sempre enfrentou forte concorrência, inclusive do Google. Ela afirmou que a atenção do usuário é o principal recurso disputado por plataformas digitais.
"Cada vez que você entra no seu computador ou celular, tem a opção de escolher a que dedicar o seu tempo. É por isso que todos esses produtores competem, pelo seu tempo e pela sua atenção", ressaltou Sheryl.
Concorrência é acirrada
Zuckerberg destacou que o crescimento meteórico do TikTok forçou a Meta a reagir com a criação do Reels, vídeos curtos no mesmo formato que consagrou o aplicativo chinês. Ainda assim, reconheceu: “Mas o TikTok continua sendo maior que Facebook ou Instagram, e não me agrada que nossos competidores estejam melhores que nós”.
Ele também apontou o YouTube como um forte concorrente, especialmente na disputa pelos criadores de conteúdo. “Especialmente nos últimos 10 anos, o vídeo se tornou o principal meio para expressar e consumir conteúdo on-line. O YouTube tem um sistema muito bem desenhado para os criadores, é um competidor importante para nós”, disse.
O julgamento, que pode durar até oito semanas, representa um dos maiores desafios regulatórios enfrentados pela Meta e é parte de um movimento mais amplo do governo dos EUA contra práticas monopolistas no setor de tecnologia. Google, Apple e Amazon também enfrentam ações semelhantes.
Se a Justiça decidir a favor da FTC, a Meta poderá ser obrigada a se desfazer do Instagram e do WhatsApp. Caso a medida seja aplicada, isso reconfiguraria o cenário das redes sociais no mundo.